O mês de dezembro chegou e muitas famílias já estão aproveitando as férias e preparando os festejos natalino e de réveillon em diferentes pontos do estado. Um dos locais preferidos para as celebrações de fim de ano é o litoral. A migração temporária de famílias para casas de praia ou de campo requer a adoção de medidas preventivas para evitar contratempos. Uma delas é a revisão das instalações elétricas internas desses imóveis e, em alguns casos, a solicitação do aumento de oferta de energia elétrica que deve ser feita à Neoenergia Pernambuco.
As solicitações de aumento de carga devem ser realizadas, na prática, quando o cliente amplia um imóvel pré-existente com a instalação de novos pontos de energia (tomadas); instala bomba de água, aparelhos de ar-condicionado em cômodos diversos e/ou quando irá montar estruturas de som e iluminação para eventos privados de pequeno porte. Essas solicitações de ampliação da oferta de energia são essenciais para se manter a qualidade do fornecimento para toda a localidade.
“Toda a rede de distribuição é dimensionada para atender a uma localidade específica. Quando um cliente amplia sua demanda, nós precisamos ter o conhecimento prévio para tomar as medidas de readequação da oferta de energia para atendermos com qualidade o próprio solicitante e toda a vizinhança. Muitas vezes identificamos unidades consumidoras que instalam novos equipamentos à revelia e terminam prejudicando todo o bairro”, afirmou o gerente operacional da Neoenergia Pernambuco, Aldo Bezerra.
Com o avanço da tecnologia, muitas famílias estão adquirindo mais equipamentos eletroeletrônicos, porém, na maioria das vezes, a declaração de carga não é feita junto à distribuidora.
“Muitas vezes o crescimento familiar exige a compra de novos aparelhos. Uma casa que foi dimensionada para um ar-condicionado, por exemplo, passa para usar três. De uma geladeira, passa para uma de maior volume e ainda adiciona o freezer. Esses aumentos precisam ser avisados por segurança e qualidade do serviço, com sobrecarga, oscilações e até mesmo interrupções”, concluiu Aldo Bezerra.
Outro ponto relevante é a segurança do circuito elétrico interno das residências. O aumento da carga precisa ser realizado apenas após o dimensionamento correto dos equipamentos. Caso os cabos e disjuntores estiverem mal dimensionados, pode ocorrer aquecimento, queima ou até mesmo incêndio.