segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

Ryu Uchihara: Um japonês de alma pernambucana

 

Ele tem cara de galã de dorama, um jeitinho kawaii de ser mas se você conversar com ele nos primeiros minutos, num instante vai perceber que ele é um boyzinho presença, desenrolado que só e de tabacudo, ele não tem nada. Assim é Ryu Uchihara, formado em Direito e digital influencer de 26 anos, que trocou uma carreira jurídica no País do Sol Nascente para viver na terra do sol escaldante.

Tamanha identificação com a Capital Pernambucana rendeu a Uchihara até mesmo o Título de Cidadão Recifense, em junho deste ano, honraria proposta pela Comissão Executiva da Casa, e que foi entregue pelo presidente da Câmara Municipal, o vereador Romerinho Jatobá (PSB). Vivendo na cidade desde janeiro, Ryu se considera “100% adaptado” ao modo recifense de vida. E sim, como todo pernambucano de coração, apaixonou-se pelo futebol local. Virou torcedor do Sport e é fã do “cazá-cazá”.

Na cultura japonesa, o trabalho duro é muito valorizado e com o “japonês pernambucano” não foi diferente. “Eu acordava de 5h da manhã para trabalhar no escritório, só que eu queria aproveitar mais a vida e eu nunca valorizei isso de trabalho duro não... kkkkk”, revela. Formado em Direito no Japão, não pensou duas vezes quando decidiu fazer intercâmbio no Brasil em 2021. Ao conhecer o Recife, aprendeu o “pernambuquês” e decidiu que o seu destino era a Veneza Brasileira. “Já era meu sonho morar fora do Japão e quando tive oportunidade de voltar, decidi viver aqui”, revela.

Ao se mudar para o Recife, Uchihara recebeu muito carinho do povo, que acha muito divertido ver um japonês falando o dialeto recifense. “Eu sou muito grato por vocês que sempre me acolhem muito bem. Me deem muito carinho. Sempre me tratam muito bem. Espero conseguir retribuir algo a vocês em alguma forma e que sempre gostem de tudo isso”. Está tão adaptado à cultura local, que hoje gosta de comer cuscuz e feijoada e aprecia o brega e as músicas de Alceu Valença. Suas raízes japonesas só voltam na hora de ver animes dos estúdios Ghibli, seus preferidos.

Recentemente, recebeu a visita de sua mãe. “Ela simplesmente gostou daqui. Levei ela para conhecer as pessoas mais próximas a mim, além dos lugares que e ela mesma disse que ficou mais aliviada”. Não é pra menos. Ryu é filho único e seus irmãos acabam sendo seus muitos amigos pernambucanos.

E que conselho o japonês de alma pernambucana daria para qualquer pessoa que sonha em mudar de país? “Eu diria ‘só vai!’, porque, querendo ou não, em outro país, você pode fazer sucesso mas se não conseguir, se pode voltar para o seu país e recomeçar! Eu não gosto de me arrepender de coisas que não fiz”, afirma. De tão ligado a Pernambuco, perguntei qual a sua frase favorita, e ele disse: “Não sei, só sei que foi assim... hahahahaha”, finaliza.


Raio X:

Nome: Ryu Uchihara
Data de Nascimento: 25/03/1998
Local de Nascimento: Tóquio
Formação Acadêmica: Direito
Trabalho Atual: Digital Influencer