O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE), está concluindo a agenda de cursos do Qualifica PE, para este ano, oferecidos dentro do sistema prisional do estado. Desde que foi iniciada, no mês de novembro, esta etapa do programa já alcançou unidades prisionais em diversos territórios pernambucanos. O cronograma foi finalizado na Colônia Penal Feminina do Recife, na Zona Oeste da capital, com a conclusão da turma de “Preparo de Doces e Salgados”, nesta sexta-feira (20). A titular da pasta, a secretária Amanda Aires, realizou a entrega simbólica dos certificados às participantes, no local.
As 25 mulheres concluintes da formação, que foi ministrada pelo Senac, receberam os certificados individualmente, durante uma cerimônia realizada no auditório da colônia penal. “É uma alegria celebrar o conhecimento conquistado por essa turma e por todas as outras participantes, desejando que esse momento seja o ponto de partida para novas histórias, com oportunidades no mundo do emprego e do empreendedorismo“, afirmou a secretária.
Entre as formandas, K.P.S., de 35 anos, agradeceu pelo acesso à iniciativa. "Além do ensinamento em culinária, esse curso me adicionou aprendizado em convivência com as demais. Os momentos de aulas práticas e teóricas foram uma mudança de ares para quem está aqui. Eu acredito que buscar conhecimento é empoderar-se, porque é uma riqueza que ninguém nos tira. Eu agradeço ao Governo do Estado de Pernambuco", comemorou a participante.
Até o momento, o programa Qualifica PE já ofereceu 12 cursos, na modalidade Qualifica Trabalho, ministrados pelo Senai e pelo Senac, para a população privada de liberdade. No total, mais de 700 pessoas concluíram as formações, em unidades prisionais (masculinas e femininas) localizadas nos municípios de Recife, Canhotinho, Itaquitinga, Tacaimbó, Itamaracá, Petrolina, Salgueiro, Santa Cruz do Capibaribe, Igarassu, Abreu e Lima, Garanhuns, Palmares, Vitória de Santo Antão, Arcoverde, Lajedo e Pesqueira. As temáticas foram distribuídas em diversas áreas de conhecimento, incluindo moda, gastronomia, manutenção predial, construção civil, saúde e estética. As aulas totalizaram a carga horária de 1.466 horas.
*CONTINUIDADE* - Para o ano de 2025, será anunciada uma nova programação da iniciativa. Para o primeiro trimestre, está prevista a oferta de 300 vagas, distribuídas em 11 cursos: Básico para Cozinha Profissional; Básico de Panificação; Técnicas Básicas de Costura; Básico de Instalações Hidráulicas Prediais; Condicionador de Ar Tipo Split System; Preparo e Serviço de Coquetéis; Confecção e costura de Moda infantil; Cozinha Brasileira; Básico para Cozinha Profissional; Básico de Panificação e Confecção e costura de Moda infantil.
Além da Secretária Amanda Aires, a ocasião contou com a presença da Secretária Executiva de Trabalho e Qualificação da SEDEPE, Ana Caroline Cardoso, do Chefe de Gabinete da pasta, Luiz Valente, do Gerente Geral de Ressocialização da Seap, Augusto Sales, do Gerente de Educação e Esportes da Seap, Jorge Henrique, da Coordenadora de Projetos Estratégicos do Senac-PE, Viviane Cerqueira, e da Coordenadora de Gastronomia e Turismo do Senac-PE, Alice Santos.