sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

Projeto social Estação Compartilhar, do Porto de Suape, é premiado pela Fiepe

 

Para encerrar o ano com chave de ouro, o Complexo Industrial Portuário de Suape foi um dos vencedores do VIII Prêmio ESG do Sistema Fiepe, com o projeto social Estação Compartilhar Massangana. A solenidade de premiação ocorreu na noite da última quinta-feira (5/12), na Casa da Indústria, no bairro de Santo Amaro, no Recife. O diretor-presidente, Marcio Guiot, recebeu o troféu das mãos do presidente da Fiepe, Bruno Veloso.

Inaugurada em 2022, no bairro homônimo localizado no Cabo de Santo Agostinho, a Estação Compartilhar Massangana (Escom) é um equipamento público multifuncional e dispõe de biblioteca com mais de mil livros, computadores com acesso gratuito à internet, sala multimídia, espaço infantil, cozinha-escola e área externa para atividades recreativas. O espaço funciona das 7h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira, com atividades de incentivo à leitura e realização de cursos para capacitação dos moradores da região.

“Estamos muito felizes pelo reconhecimento deste projeto tão importante para a comunidade do Engenho Massangana. O espaço oferta educação complementar, inclusão social e empreendedorismo, e está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Social (ODS). Essa conquista nos anima a continuar trabalhando para contribuir com o desenvolvimento das pessoas que residem na região. Agradecemos à Fiepe pela honraria”, destaca Marcio Guiot.

A Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) reuniu empresários, instituições públicas, estudantes e especialistas para premiar as iniciativas que se destacaram, em 2024, na área ESG (gestão ambiental, social e de governança). A ação valoriza as instituições que trabalham incorporando a cultura social em sua dinâmica empresarial, e que entendem a importância da institucionalização da responsabilidade social como questão a ser inserida na prática cotidiana.

O prêmio tem como objetivo estimular o desenvolvimento das indústrias, apoiar a modernização dos sindicatos e estimular o associativismo, promovendo mais uma alternativa de fortalecimento da gestão produtiva, incentivando as organizações a atenderem os padrões ESG.

RECONHECIMENTOS

O prêmio concedido pela Fiepe se soma a outros reconhecimentos recebidos por Suape ao longo deste ano. No dia 27 de novembro, a estatal conquistou o 1º lugar na categoria Índice de Desempenho Ambiental (IDA) entre portos públicos da 7ª edição do Prêmio Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) 2024 - Emergência Climática em ESG. O IDA é uma importante ferramenta de comparação e compreensão da dinâmica da gestão portuária que mede, rigorosamente, o grau de atendimento às conformidades ambientais de cada porto.

Em 7 de agosto, a estatal portuária recebeu o troféu de 1º lugar no ranking do Índice de Gestão de Autoridades Portuárias – IGAP, principal categoria do Prêmio Portos + Brasil 2024. Promovido, anualmente, pelo Ministério de Portos e Aeroportos do Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Portos, a honraria é um reconhecimento aos avanços conquistados pelos atracadouros organizados e os Terminais de Uso Privado (TUPs) brasileiros em 2023. Essa foi a primeira vez que o porto pernambucano atingiu a nota 10 no IGAP. O índice é uma ferramenta fundamental para avaliar a eficiência e a eficácia da gestão realizada pelas autoridades portuárias nos portos marítimos.