quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Projeto: Atos de Habitar - Onde a Vida Insiste faz performance no Recife

 
Atos de Habitar é o nome de um projeto realizado e idealizado pelos artistas Guilherme Allain e Isabela Severi, desde outubro de 2023. A provocação para pensar esses Atos de Habitar vem de uma reflexão sobre o “ato de habitar colonial” desenvolvida pelo pensador martinicano Malcom Ferdinand. Na busca de repensar, ou de apenas escutar e experimentar outras possibilidades de viver e criar o nosso mundo hoje, e confrontando as formas coloniais de habitar e se relacionar com a terra, os artistas inauguram o projeto, inicialmente como um grupo de pesquisas aberto, independente e itinerante por praças e espaços urbanos da cidade do Recife. 

Atos de Habitar - Onde a Vida Insiste é um projeto de criação itinerante em dança e intervenção urbana, que tem coreografia e performance dos artistas Guilherme Allain e Isabela Severi, e provocações da artista Gabi Holanda. A performance se desenvolve sob forma de dois trajetos sensíveis e performáticos que serão percorridos coletivamente - junto ao público nos bairros de Santo Antônio e São José. Através de ativações performáticas e intervenções no espaço urbano, os artistas convidam o público a uma outra experiência de cidade, tendo como fio condutor da dramaturgia o reconhecimento da presença das "ervas daninhas", "fungos" e "liquens" e ao longo dos percursos percorridos.


Nessas rotas se propõe ao público uma experiência de cidade que é costurada pela experiência de encontro com essas existências não-humanas, suas corporeidades e poéticas de habitar o espaço urbano. Em tempos de crise climática agravada e modelos de vida e sociabilização tão nocivos ao planeta e a todas as espécies que nele vivem, os artistas buscam alinhar a arte a uma noção ecológica, convocando no público interações sensíveis e extra cotidianas com o espaço urbano, bem como um olhar crítico e sensível sobre o espaço urbano e a maneira como ele é construído e habitado politicamente e subjetivamente. A partir da partilha da performance, buscam ainda fomentar a discussão sobre: crise climática, direito à cidade, especismo; formas possíveis de se pensar e habitar a cidade/mundo.

SERVIÇO:
*As performances itinerantes acontecerão nos dias 13/12/2024 – Bairro de Santo Antônio, ponto de encontro / partida em frente ao antigo Liceu de Artes e Ofícios (Praça da República) - e 14/12/2024 – Bairro de São José, ponto de encontro / partida na Praça Sérgio Loreto - sempre às 15h30.

*O público poderá ter acesso aos ingressos de forma gratuita via plataforma digital Sympla. Os ingressos serão disponibilizados no perfil do Instagram da @acasadaninha.

Fotos: Gabriela Oliveira.