A Prefeitura do Recife anunciou, no último sábado (28), mais três nomes que vão compor o secretariado da gestão municipal a partir do dia 1º de janeiro de 2025. Atual presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara do Recife, o vereador Marco Aurélio Filho assumirá a missão de coordenar as ações da Secretaria de Direitos Humanos do Recife. Ele será responsável pela articulação interna e pelo diálogo com instituições e representações para a promoção e defesa de direitos fundamentais. Oscar Barreto, atual secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, permanecerá no cargo. E Felipe Cury assumirá a pasta de Habitação do município.
Marco Aurélio Filho é Bacharel em Direito e vereador reeleito do Recife. Ele preside o Partido Verde (PV) na capital pernambucana e é o idealizador do movimento #SomosACidadeQueQueremos, iniciativa que busca ouvir as comunidades e incentivar a participação popular na construção e consolidação das políticas públicas. Também é embaixador do Programa Lixo Zero em Pernambuco.
Oscar Barreto é gestor em Administração e Recursos Humanos. Ao longo da sua carreira, foi secretário municipal de Saneamento do Recife, diretor adjunto da Companhia de Serviços Urbanos do Recife (CSURB), secretário executivo de Agricultura de Pernambuco e em 2022 assumiu a Secretaria de Cultura do Estado. Também já ocupou o cargo de coordenador de Gestão Fundiária no Porto de Suape.
Atualmente, Felipe Cury exerce o cargo de secretário executivo de Habitação do Recife, tendo ajudado a viabilizar a entrega dos habitacionais Sérgio Loreto, Vila Brasil e Encanta Moça. Também exerceu vários outros postos na administração municipal, como como coordenador do Orçamento Participativo (2008 a 2010), atuou na Secretaria de Planejamento (2010), foi diretor de Planejamento e gerente geral de Planejamento e Monitoramento na Secretaria de Saneamento.
NOMES JÁ CONFIRMADOS - Além dos secretários anunciados sábado, o prefeito João Campos já havia divulgado os nomes de Fred Amâncio (Educação), Pâmela Alves (Assistência Social e Combate à Fome), Gilberto Prazeres (Imprensa), Luciana Albuquerque (Saúde), Raul Henry (Relações Institucionais), Rafael Cunha (Ciência e Tecnologia), Isabella de Roldão (Trabalho e Qualificação Profissional), Alexandre Rebêlo (Ordem Pública e Segurança), Milu Megale (Cultura), Carlos Andrade Lima (Desenvolvimento Econômico), Gustavo Monteiro (Articulação Política e Social), Maíra Fisher (Administração), Ana Paula (Gabinete do Centro do Recife), Felipe Matos (Desenvolvimento Urbano e Licenciamento), Jorge Vieira (Planejamento e Gestão), Marília Dantas (Projetos Especiais), Victor Marques (Infraestrutura), Ricardo Dantas (Finanças), Andreza Romero (Proteção e Defesa dos Animais) e Thiago Ângelo (Turismo e Lazer).