Nesta segunda-feira (30), a Prefeitura do Recife anunciou mais cinco nomes que farão parte do secretariado do prefeito João Campos a partir de janeiro de 2025. As indicações reforçam o compromisso com a continuidade de projetos já consolidados e a ampliação de iniciativas estratégicas nas áreas de inovação urbana, esportes, direitos das mulheres, saneamento básico e cidadania.
O jornalista Ed Ruas continuará à frente do Gabinete de Inovação Urbana, criado para promover soluções urbanas e políticas públicas inovadoras. Durante a primeira gestão, a pasta liderou projetos como o Mais Vida, Colorindo o Recife, Tá Aprumado e os Megamurais, que destacaram o Recife no cenário nacional de inovação. Com experiências na Secretaria de Turismo de Pernambuco, Metrorec – CBTU e Ministério da Saúde, Ed Ruas também acumula passagens por veículos de comunicação como a Folha de Pernambuco e o Jornal do Commercio. Ele é reconhecido como referência em inovação tecnológica e inteligência artificial, além de atuar como consultor e palestrante.
O deputado estadual e advogado Eriberto Filho assumirá a Secretaria de Esportes, sucedendo uma gestão marcada pela implementação de equipamentos como o Gramadão, as Academias Recife e o Crossfit Público. Na Assembleia Legislativa de Pernambuco, Eriberto se destacou por defender a juventude e por projetos que combatem a desigualdade por meio de ações sociais. Sua experiência na Procuradoria Geral do Recife e sua atuação em agendas voltadas à inclusão social e ao turismo reforçam o compromisso da gestão com a ampliação do acesso ao esporte como instrumento de transformação social.
A Secretaria da Mulher contará novamente com o trabalho da mestra e pesquisadora na área de gênero, Glauce Medeiros. Feminista, Glauce presidiu a União Brasileira de Mulheres (UBM) em Pernambuco e integrou a coordenação nacional da entidade, além de ter sido assessora técnica de gestão do Funcultura. Em 2017, ela assumiu a Gerência de Enfrentamento à Violência da Secretaria da Mulher do Recife, posto no qual permaneceu até 2019, quando assumiu a Gerência Geral de Desenvolvimento Sustentável para Igualdade de Gênero. Glauce está, desde abril de 2020, como secretária da Mulher do Recife, responsável por desenvolver projetos estratégicos nas áreas de promoção da cidadania e direitos, garantindo transversalidade em políticas públicas para diversas áreas da administração municipal.
O engenheiro civil George Scavuzzi também segue no comando da Secretaria de Saneamento, área fundamental para a ampliação dos serviços de esgotamento sanitário na cidade. Com mais de 35 anos de experiência em obras de infraestrutura, sua trajetória inclui grandes obras de engenharia, como a reforma do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes, além de redes coletoras de esgoto e abastecimento de água. Para o segundo mandato, a secretaria continuará desenvolvendo planos e programas em parceria com instâncias estaduais e federais, visando melhorar a qualidade de vida da população.
Já o empresário e educador Túlio Arruda será o responsável por liderar a recém-criada Secretaria de Cidadania e Cultura de Paz. A nova pasta terá como principal missão promover a inclusão, ampliar a oferta de serviços nos territórios e integrar políticas públicas de diferentes órgãos municipais. Entre suas atribuições está a gestão da rede Compaz, reconhecida pela ONU como uma das políticas públicas mais eficazes no combate à violência. Túlio é graduado em Publicidade e Propaganda pela FAMA, com pós-graduações em Gestão de Pessoas, Gestão e Planejamento Educacional pela UNIFACOL e Gestão Sistêmica Educacional pela HOPER Educação. Além disso, atua como empresário e reitor na área de educação, acumulando uma vasta experiência em liderança e planejamento estratégico.
Nomes já confirmados - Além dos cinco secretários anunciados nesta segunda-feira (30), o prefeito João Campos já havia divulgado os nomes de Fred Amâncio (Educação), Pâmela Alves (Assistência Social e Combate à Fome), Gilberto Prazeres (Imprensa), Luciana Albuquerque (Saúde), Raul Henry (Relações Institucionais), Rafael Cunha (Ciência e Tecnologia), Isabella de Roldão (Trabalho e Qualificação Profissional), Alexandre Rebêlo (Ordem Pública e Segurança), Milu Megale (Cultura), Carlos Andrade Lima (Desenvolvimento Econômico), Gustavo Monteiro (Articulação Política e Social), Maíra Fisher (Administração), Ana Paula (Gabinete do Centro do Recife), Felipe Matos (Desenvolvimento Urbano e Licenciamento), Jorge Vieira (Planejamento e Gestão), Marília Dantas (Projetos Especiais), Victor Marques (Infraestrutura), Ricardo Dantas (Finanças), Andreza Romero (Proteção e Defesa dos Animais), Thiago Ângelo (Turismo e Lazer), Marco Aurélio Filho (Direitos Humanos), Oscar Barreto (Meio Ambiente) e Felipe Cury (Habitação).