sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Prefeito eleito de Camaragibe define secretariado

O prefeito eleito de Camaragibe, Diego Cabral (Republicanos), anunciou, nesta sexta-feira (27), mais seis novos secretários de sua equipe de governo: Mauro Silva (secretário de Educação), Josemir Rufino (Mobilidade e Transporte), Coronel Rossini (Segurança Pública), Gilvani Cavalcante (Finanças), Gabriel Mateus (Controladoria-Geral) e
Marcos Ribeiro (Inovação e Tecnologia)

"Esses seis novos nomes se somam aos outros já anunciados recentemente, definidos por critérios técnicos e amplo conhecimento da realidade de Camaragibe. Eu tenho certeza que nosso time está muito empenhado em desenvolver um trabalho sério, de ouvir as demandas nos quatro cantos da cidade e melhorar a qualidade de vida da nossa população", afirmou Diego Cabral.

Novo secretário de Segurança Pública, Marcílio Rossini é coronel da Reserva do Corpo de Bombeiros de Pernambuco. É pós-graduado em Segurança Pública e Gestão Pública e ex-coordenador da Política de Gestão Comunitária da Secretaria Estadual de Defesa Social (SDS-PE). Foi presidente do Conselho Nacional dos Secretários e Gestores Municipais de Segurança Pública (CONSEMS), na gestão 2024/2025).
 
Josemir Rufino, que vai comandar a pasta da Mobilidade e Transporte, é formado em Direito e advogado com pós-graduado em Gestão Pública, Direito Trabalhista, Direito de Família e Direito Previdenciário. Ex-gerente administrativo do Grupo Osvaldo Rabelo, também foi presidente do Sindicato do Transporte Alternativo de Camaragibe e é um dos fundadores da primeira Cooperativa de Transporte Público de Camaragibe. Atua na gestão pública de mobilidade urbana há 23 anos.
 
Gabriel Mateus, novo controlador-geral, é advogado e ex-chefe da Divisão de Controle de Processos de Camaragibe. Conselheiro Governamental Suplente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Camaragibe, foi assessor jurídico da Secretaria de Assistência Social de Camaragibe e secretário-executivo de Estudos Licitatórios de Camaragibe.
 
Gilvani Cavalcante, titular da secretaria de Finanças, é advogado e administrador. Ex-diretor de Tributação e ex-secretário de Administração de Camaragibe, também ocupou o cargo de controlador-geral de Controle Interno do município.
 
Novo secretário de Inovação e Tecnologia, Marcos Ribeiro é servidor público de carreira na Prefeitura Municipal de Camaragibe e atua como analista em Tecnologia da Informação. Possui MBA em Gestão de Tecnologia da Informação e é pós-graduando em Gestão Pública e em Direito Digital. Com 23 anos de experiência em órgãos públicos, já exerceu os cargos de Secretário Municipal de Administração e Diretor de Tecnologia da Informação na Prefeitura de Camaragibe.
 
Já o novo secretário de Educação, Mauro Silva é graduado em Geografia (licenciatura plena e bacharelado) e mestre em Geografia Agrária pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atuou na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e tem mais de 30 anos dedicados à educação, com passagem pela Prefeitura do Recife e pelo Ministério da Educação (MEC). Durante sua atuação no ministério, nos cargos de Coordenador-geral de Alfabetização e Diretor de Políticas de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, trabalhou junto aos estados e municípios para a garantia do direito à educação, priorizando segmentos como pescadores, agricultores, quilombolas, indígenas, ciganos, catadores de materiais recicláveis, pessoas em privação de liberdade, entre outros.


Na última segunda-feira, Cabral já havia escolhido outros dois nomes,  o do administrador Neto Fonseca, para a Secretaria de Esportes, e o do advogado Marcos Leite, titular da pasta da Assistência Social. 

Neto Fonseca é graduado em Administração Pública, com especialização em Gestão Pública e Gestão de Políticas Sociais. Construiu uma sólida carreira no setor público, tendo atuado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e na Câmara dos Deputados. No Poder Executivo, integrou a equipe da Prefeitura da Ilha de Itamaracá, onde foi Secretário de Governo e de Turismo do município. Também exerceu a função de diretor de Projetos Especiais na cidade de Abreu e Lima.

Marcos Leite é graduado em Direito pela Universidade Tiradentes (Unit) e possui especialização em Direito e Processo Eleitoral pela instituição Casa do Direito. Além disso, é pós-graduando em Direito Público pela ATF Cursos Jurídicos. Na sua carreira, passou pela Corregedoria da Polícia de Pernambuco e atuou na Prefeitura de Paulista. Neste município, também foi procurador da Câmara Municipal e assessor parlamentar. Marcos Leite possui mais de dez anos de ampla experiência na advocacia e coordenou, ainda, campanhas eleitorais, majoritárias e proporcionais. 

Secretariado - Como os nomes anunciados hoje, o secretariado de Diego Cabral conta com 20 nomes definidos: Comandante Débora (PT), vice-prefeita eleita que vai assumir a nova Secretaria da Mulher, Denivaldo Freire (Secretaria de Governo), Ana Perez (Secretaria de Saúde), coronel Luciano Alves Bezerra da Fonsêca (Secretaria de Defesa Civil), Rossini Barreira (Secretaria de Comunicação), Antônio Xavier Borba Neto (Chefia de Gabinete), Luís Rogério Lins e Silva (Procuradoria-Geral), Rosa Santana (Presidência da Fundação de Cultura de Camaragibe), Antônio Neves Baptista (Secretaria de Assuntos Jurídicos), Fernando Martins (Secretaria da Infraestrutura), Alex Souza (Secretaria de Licitações e Contratos), Paulo Freitas (Secretaria de Administração) e Wagner Maciel (Secretaria de Planejamento Estratégico).