O último Frevo do ano faz contagem regressiva para 2025 mergulhado na cadência e brincadeira de alguns dos ritmos centenários que fazem ebulir o caldeirão cultural de Pernambuco. Dia 27 de dezembro, a partir das 19h, o Paço do Frevo realiza a décima edição de seu “Pré-Réveillon do Paço” com o Caboclinho 7 Flexas do Recife e o Maracatu Estrela Brilhante, de Nazaré da Mata, tomando conta das ruas, enquanto o palco é do Maestro Spok ao lado de seus especiais convidados: Cláudio Rabeca, Jota Michiles, Laís Senna e Neris Rodrigues. O acesso é gratuito.
A festa começa com o Caboclinho 7 Flexas do Recife e o Maracatu de Baque Solto Estrela Brilhante saindo em desfile, uma agremiação pela Rua do Bom Jesus e outra pela Rua da Guia. O grande encontro de Patrimônios Culturais Imateriais do Brasil acontece em frente ao Paço do Frevo, onde a cultura indígena da capital e a cablocaria da zona da mata mostram a riqueza da nossa vívida e vital cultura popular.
No palco armado em frente ao museu, é hora de Maestro Spok, alegria e Frevo presentes em todas as edições do “Pré-Réveillon do Paço”. Acompanhado da Orquestra do Arsenal, o artista escolheu Cláudio Rabeca, Jota Michiles, Laís Senna e Neris Rodrigues para colaborações especiais. “Vai ser um show com encontro de manifestações culturais e surpresas sonoras, com trombone solando Frevo, rabeca solando Frevo. Um misto de gerações com força espiritual”, diz o maestro, referência da música instrumental brasileira, um dos grandes nomes que espalham o Frevo pelo mundo.
CABOCLINHO E MARACATU - Fundado em 1971, na comunidade de Água Fria, zona norte, o Caboclinho 7 Flexas do Recife foi criado pelo Mestre Zé Alfaiate como pagamento de uma graça recebida pelo Caboclo 7 Flechas. No ritmo do baião, guerra, perré e macumba, a brincadeira traz as narrativas dos povos originários do Nordeste. Hoje dirigido por Paulinho 7 Flexas, filho de Mestre Zé, segue sua trajetória de resistência e luta para manter ativa a agremiação que é Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco.
O Maracatu de Baque Solto Estrela Brilhante é Ponto de Cultura de Pernambuco, localizado em Nazaré da Mata, Capital Estadual do Maracatu. Criação de Severino Luiz da França, o Trigueiro, que, em 2001, decidiu usar parte de sua indenização trabalhista para dar vida ao sonho. Ao lado de nomes como Mestre Barachinha, Siba Veloso e sob a presidência do músico Nailson Vieira, a Estrela Brilhante se tornou sinônimo de inovação e respeito às raízes. Comandada pelo Mestre Bi, traz à cena a força das tradições indígenas, africanas e europeias, em uma dança que é tanto ritual quanto espetáculo.
PAÇO DO FREVO - O Frevo é patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco e do Brasil pelo Iphan e um convite à celebração da vida. Em Pernambuco, o Paço do Frevo é seu lugar máximo de expressão. Reconhecido pelo Iphan como Centro de Referência em ações, projetos, transmissão, salvaguarda e valorização de uma das principais tradições culturais do nosso país, o museu atua nas áreas de pesquisa e formação em dança e música e na difusão das agremiações por meio da ativação de memórias, personalidades e linguagens artísticas.
O Paço do Frevo é um equipamento da Prefeitura do Recife com iniciativa da Fundação Roberto Marinho e gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG). Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, em 2024 o museu tem o patrocínio master do Nubank, o papel de mantenedor da Eletrobras, do Instituto Cultural Vale e do Mercado Livre, o patrocínio da Rede e Vitarella, o copatrocínio da SulAmérica, com o apoio do Grupo Globo e da White Martins.
SERVIÇO:
Pré-Réveillon do Paço
Dia 27 de dezembro (sexta-feira), às 19h
Com Caboclinho 7 Flexas do Recife, Maracatu Estrela Brilhante, Maestro Spok e seus convidados: Cláudio Rabeca, Jota Michiles, Laís Senna e Neris Rodrigues
Em frente ao Paço do Frevo
Acesso gratuito
Paço do Frevo: Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife, Recife. Horários: terça a sexta, 10h às 17h; sábado e domingo, 11h às 18h. Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia), entrada gratuita às terças-feiras. pacodofrevo.org.br | @pacodofrevo
Fotos: Hugo Muniz