terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Novos frevos garantem a renovação do ritmo através do projeto "Fábrica de Frevo"


É Frevo novo que tu queres? O Paço do Frevo convida a conhecer obras inéditas de música e dança que chegam para honrar a tradição, trazer inovação e garantir novos acordes, passos e cores para a nossa manifestação que é Patrimônio Imaterial da Humanidade. Nesta quarta-feira (18 de dezembro), a partir das 18h, em palco armado em frente ao museu, serão lançados os quatro projetos selecionados pela 3ª edição do "Fábrica de Frevo", ação do Paço que, via qualificação profissional, residências artísticas, mentorias e incentivo financeiro, fomenta trabalhos criativos relacionados ao Frevo.  

Duas performances chamam para gastar a sola do sapato: "Suleando o Passo", de Allan Delmiro, Bruna Retana, Élide Leal e Paulo Fernando; e "Encontro dos Passos", do grupo Brincantes das Ladeiras. Na música, o projeto "Percutindo as Melodias do Frevo", do trio Júnior Teles, Pedro Santana e Rafael Peixoto, apresenta três composições: "A Grande Sombrinha", "Chegada" e "Nossa Herança". E o projeto "Nailson nos Caetés", de Nailson Vieira, Lucas Furtunato, Rannier Venâncio, Joana Xeba, Guga Amorim, Bruno Nascimento, Leandro Gervázio e Wesley Neves, chega com as canções inéditas "Não Entrego", "Pássaro Solto" e "Bachiabo". Ao final, uma grande apoteose com todos os artistas em cena celebra o mais contagiante dos ritmos.

PAÇO DO FREVO - Reconhecido pelo Iphan como centro de referência em ações, projetos, transmissão, salvaguarda e valorização de uma das principais tradições culturais do Brasil, o Frevo é patrimônio imaterial pela Unesco e pelo Iphan e um um convite à celebração da vida. Por meio da ativação de memórias, personalidades e linguagens artísticas, Paço do Frevo é seu lugar máximo de expressão, na manutenção de ações de difusão, pesquisa e formação nas áreas da dança e da música, dos adereços e das agremiações do Frevo. O Paço do Frevo é um equipamento municipal do Recife com iniciativa da Fundação Roberto Marinho e gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG). Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, em 2024 o museu tem o patrocínio master do Nubank, o papel de mantenedor do Instituto Cultural Vale, o patrocínio da Rede e Vitarella, o copatrocínio da SulAmérica, com o apoio do Grupo Globo e da White Martins.

*SERVIÇO*
*Apresentação e lançamento das obras (dança e música) da 3ª edição do “Fábrica de Frevo”*
Dia 18 de dezembro de 2024, às 18h, em frente ao Paço do Frevo
Acesso gratuito

Paço do Frevo: Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife, Recife. Horários: terça a sexta, 10h às 17h; sábado e domingo, 11h às 18h. Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia), entrada gratuita às terças-feiras. pacodofrevo.org.br | @pacodofrevo

Foto: Hugo Muniz/ Paço do Frevo