O Nordeste brasileiro apresentou um desempenho econômico notável no primeiro semestre de 2024, registrando um crescimento de 3,1%. O número é expressivo, superando o avanço de 2,1% da atividade econômica nacional no mesmo período, e representa uma alta de 47% a mais do que o crescimento da economia brasileira como um todo. Os dados, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) no Boletim Macro Regional Nordeste, reforçam a força da região em um contexto de recuperação econômica pós-pandemia.
Segundo o Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), órgão de pesquisa do Banco do Nordeste, o avanço da economia nordestina foi impulsionado, principalmente, pelos setores de Comércio e Serviços. A instituição identificou um aumento de 47% no volume de recursos aplicados nesses setores, saltando de R$ 1,9 bilhão no primeiro trimestre de 2023 para R$ 2,8 bilhões no mesmo período de 2024. Esse investimento bilionário reforça a importância dos dois setores como motores para a retomada econômica regional, especialmente em estados como Ceará, Bahia e Pernambuco.
Além do desempenho no curto prazo, as projeções para o Nordeste são promissoras. De acordo com um estudo da consultoria Tendências, a economia nordestina deverá crescer a uma média de 3,4% ao ano entre 2026 e 2034, ritmo superior à média nacional, que deve ser de 2,5% no mesmo período. Esse otimismo está ancorado em uma série de investimentos públicos e privados planejados para os próximos anos, que vão desde infraestrutura até o desenvolvimento de novas tecnologias e energias renováveis.
Com uma população de quase 60 milhões de pessoas, que representa cerca de 30% do total brasileiro, o Nordeste se consolida como uma peça-chave para o crescimento sustentável do Brasil. Nesse contexto, investir nesse mercado em expansão é opção assertiva para empreendedores em busca de independência financeira.
“Antes de empregar o capital em um negócio próprio, é fundamental uma pesquisa de mercado. O nordeste do Brasil é uma região que apresenta solo fértil para receber novos empreendimentos e o setor de franquias é uma porta de entrada que possibilita a maximização de bons resultados”, pontua Fábio Farias, diretor da Nex Franchising. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias registrou um crescimento nominal de 12,8% no segundo trimestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2023. Farias sugere algumas opções de microfranquias para quem deseja investir na região.
*LOVE GIFTS*
Nascida em Campina Grande e referência no mercado de presentes criativos, a Love Gifts oferece uma ampla variedade de produtos exclusivos para todas as ocasiões. Fundada em 2014, a marca se destaca pelo cuidado com os detalhes e pela qualidade excepcional de seus itens. Com a missão de espalhar amor e afetividade, a rede busca proporcionar uma experiência única e memorável aos seus clientes. Hoje, a marca conta com mais de 80 franquias em todo o Brasil, alcançando um faturamento superior a R$ 16 milhões em um único ano. Investimento inicial R$ 16.900 mil (modelo home based), faturamento médio mensal de R$ 10 mil e prazo de retorno de 12 a 18 meses.
*MARY HELP*
Fundada em 2011 e tendo como um dos atrativos o seu baixo investimento inicial – é possível tornar-se um franqueado a partir de R$35 mil - a rede faz cerca de 700 mil diárias por ano e tem cadastradas mais de 9 mil diaristas ativas e preparadas para atender os clientes de forma prática, rápida e segura. Nesse ano, a rede conquistou a sua quarta chancela de excelência da ABF em reconhecimento à alta qualidade de seus serviços. Para garantir uma franquia, o empreendedor investirá R$ 35 mil (cidades até 50 mil habitantes), o faturamento médio mensal é de R$ 30 mil e prazo de retorno de 12 a 14 meses.
*TEM JEITO*
Franquia pioneira de costura e customização de roupas, a Tem Jeito foi fundada 2015 em Campina Grande (PB) pelo empresário Evandro de Macedo Filho que identificou um gap desse serviço vislumbrando uma oportunidade de investimento única. Trazendo rapidez e agilidade nos ajustes das peças, a marca preza pela qualidade e atendimento. Investimento inicial R$ 129 mil, faturamento médio mensal R$40 mil, prazo de retorno 24 meses.
*LOUCOS POR COXINHA*
Nascida no Rio Grande do Norte, em 2014, a Loucos por Coxinha é uma rede de franquias que se destaca no mercado brasileiro com um conceito de fast-food especializado em coxinhas e churros de alta qualidade. A marca adota um modelo de negócio testado e aprovado, que está em plena expansão. Com sua excelência operacional e foco em proporcionar uma experiência única aos clientes, a Loucos por Coxinha atrai franqueados em diversas regiões do Brasil, consolidando sua presença no mercado. Investimento inicial modelo (quiosque) a partir de R$ 143 mil, faturamento médio mensal de R$ 47.5 mil e prazo de retorno de 12 a 30 meses.
Os investimentos bilionários previstos na região são fundamentais para garantir que o ritmo de crescimento continue acelerado, posicionando o Nordeste como um polo econômico cada vez mais dinâmico e competitivo no cenário nacional.