O Espetáculo Natalino produzido pelo Aria Social, de Cecília Brennand e da maestrina Rosemary Oliveira está com tudo pronto para estrear neste sábado à noite no Instituto Ricardo Brennand. A apresentação revela os preparativos para a tão esperada Noite de Natal , onde uma estrela leva os três Reis Magos até o local de nascimento do Menino Jesus. A celebração tem a participação de 28 músicos (todos convidados), seis cantores-solistas, além de 44 bailarinos-cantores, formados pelo Aria Social. Ontem (06/12) aconteceu o Ensaio Geral na capela do Instituto, onde já se pode conferir que é um espetáculo de rara beleza, fruto do empenho dos jovens artistas, dos músicos e dos técnicos que já estavam montando os palcos. As apresentações estão marcadas para hoje (7) e amanhã (8) em sessões às 17h30 e 19h30, na área externa da Capela Nossa Senhora das Graças, no Instituto Ricardo Brennand, na Várzea.
"É um trabalho feito a quatro mãos, da nossa diretora artística e coreógrafa Ana Emília Freire, com a maestrina Rosemary Oliveira. Ana Emília forma os bailarinos e Rosemary forma os cantores. Não é todo movimento que os bailarinos podem fazer, nem de levantar muito a cabeça, nem de ficar de costas, por exemplo. Esse grupo que está se apresentando é o grupo mais velho de formação artística, que é bem focado na dança e no canto. O diferencial do trabalho é porque eles dançam e cantam ao mesmo tempo”, relata a bailarina Cecília Brennand que está à frente do Aria Social desde a sua fundação.
“Esse espetáculo é diferente de todos os outros espetáculos, porque esse remete ao Natal, né? Algo que a gente se reflete muito sobre a vida, né? É uma questão mais, assim, que a gente, nossa espiritualidade, e é um repertório bem, que a gente tá trazendo algumas coisas inéditas, algumas músicas novas, que as pessoas nunca ouviram de Natal, e a gente tá trazendo esse repertório, algumas bem conhecidas mesmo, como o próprio Hallelujah, de Haendel, uma música bem conhecida. Está sendo maravilhoso, né? É um evento que eu espero que, se repita por vários anos aqui no Recife”, afirma a maestrina Rosemary Oliveira, vice presidente do Aria Social.
Aria Social – O ARIA ESPAÇO DE DANÇA E ARTE foi criado em 1991, pela bailarina Cecilia Brennand, com o objetivo de abrigar e integrar todas as artes. Um ambiente aberto e convidativo, onde crianças, jovens e adultos pudessem transitar livremente, assimilando cultura de forma consciente, ou mesmo inconsciente. Desde seus primeiros passos, o projeto tinha como principal bandeira a democratização da arte.
Em 2004, o espaço ganhou um novo propósito, passando a ser uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), instituição sem fins lucrativos, e a se chamar ARIA SOCIAL, Educando e Profissionalizando Através da Arte. Com ênfase na formação completa de bailarinos-cantores, na introdução ao universo musical e ao empreendedorismo, o ARIA SOCIAL vem garantindo a milhares de crianças, jovens e seus familiares acesso a oportunidades com grande potencial de transformar suas vidas.
Atualmente, o Aria Social é uma instituição sem fins lucrativos que atua na formação completa de bailarinos-cantores, na introdução ao universo musical e ao empreendedorismo. Há mais de três décadas, o projeto vem garantindo a milhares de crianças, adolescentes, jovens e seus familiares acesso a oportunidades com grande potencial de transformar suas vidas. Atualmente, o Aria atende 580 alunos da Região Metropolitana do Recife. Para contribuir com o projeto, é possível fazer uma doação via pix, com a Lei de Incentivo à Cultura (IRPF ou IRPJ) ou débito na conta de energia (Neoenergia): www.ariasocialcontadobem.com.br.