Nesta sexta (06/12) foi inaugurada no Recife a rota aérea Recife-Santiago do Chile. Com 140 passageiros, o voo saiu lotado e com tripulação 100% formada por profissionais pernambucanos. O evento contou com um casal de animados passistas e com uma cerimônia de corte da fita. Após a cerimônia, já havia passageiros esperando para o embarque, ocorrido no final da manhã desta sexta-feira.
Pelo governo de Pernambuco, estiveram o presidente da Empetur, Eduardo Loyo – aniversariante do dia - e o secretário de turismo Paulo Nery. O governo federal teve como representantes o secretário nacional de aviação civil, Tomé Franca, além de um representante da Embratur.
A LATAM prevê transportar até 14,5 mil passageiros por ano na sua nova operação entre Brasil e Chile, que já conta com as operações em outras oito rotas regulares: São Paulo-Santiago, Brasília-Santiago, Rio de Janeiro-Santiago, Belo Horizonte-Santiago, Curitiba-Santiago, Florianópolis-Santiago, Porto Alegre-Santiago e Fortaleza-Santiago.
“Além de Santiago, os passageiros partindo do Recife, agora podem chegar com facilidade a Auckland, Sydney e Melbourne, na Austrália, além de outros destinos no próprio Chile, como a Ilha de Páscoa, Calama, Punta Arenas e Puerto Montt, o que facilita o turismo dos brasileiros em nosso país vizinho e no outro lado do mundo”, comentou Eduardo Macedo, gerente de Assuntos Públicos da LATAM Brasil.
Veja a seguir falas de autoridades e representantes sobre a importância do Voo entre o Recife e a capital chilena:
O governo Raquel Lyra já mais que duplicou o número de conexões internacionais. A gente começou com três voos, estando dois em operação e um anunciado. Hoje a gente está indo para o sétimo voo e no final do mês a gente parte para o oitavo, que é uma conexão para a Assunção. A gente hoje, com a Latam, esse voo representa muito mais do que um voo internacional. É o aumento da participação da Latam em Pernambuco, uma companhia tão importante para o Brasil e agora também para Pernambuco.
Eduardo Loyo - Presidente da Empetur
Eu acho que qualquer conexão internacional que você possa colocar em uma cidade, em uma região, é muito relevante. Você está acercando duas cidades e colocando uma possibilidade de se comunicar com maior rapidez. Então, você está colocando turismo, você está colocando economia, você está colocando mais investimentos. Ter esta nova conexão de Recife com as cidades de Santiago de Chile é muito relevante para Recife, para Pernambuco e acho que coloca um valor añadido para a sociedade.
Joaquín Rodriguez - Diretor Geral AENA Brasil
Um voo como este conecta diretamente o estado de Pernambuco ao Chile, especialmente Recife e Santiago. O Chile tem um potencial gigante de turismo e que nós precisamos aproveitar e trazer esse potencial aqui para Pernambuco. Os chilenos gostam de praia, gostam de litoral, mas utilizam hoje muito o Caribe e esse voo nos proporciona trazer esses turistas para cá para conhecer as belezas de Pernambuco.
Paulo Nery - Secretário de Turismo de Pernambuco
O turismo é um catalisador do crescimento da economia, do crescimento e do desenvolvimento social. Então, atrair um novo voo internacional para o nosso estado é sinônimo de geração de emprego, de renda, de mais dinheiro circulando na cidade e no estado. É um dia de celebração, portanto, parabenizar o governo do estado de Pernambuco, a Embratul, o trade turístico e a LATAM que está acreditando em Pernambuco, acreditando no Brasil, trazendo novos voos e novas rotas para conectar o Brasil com o mundo.
Tomé Franca - Secretário Nacional de Aviação Civil
Para a LATAM é importante, porque a gente reforça uma parceria na verdade, com o governo de Pernambuco. Temos o desejo de estar cada vez mais presente. Para o estado de Pernambuco é importante porque esta rota promove e induz ainda mais o turismo de Pernambuco, ressaltando aí suas belezas naturais e históricas, as igrejas de Madre de Deus, Mosteiro de São Bento. Isso tudo são pérolas que a gente pode estar apresentando para os turistas. É por isso que ele é tão importante pra Latam e pra Pernambuco
Eduardo Macedo - Chefe de
Relações Institucionais da LATAM
Relações Institucionais da LATAM
Esse voo é importantíssimo, é um voo internacional e o que nós sabemos é que para cada voo internacional vem sempre dois ou três voos domésticos a reboque para alimentar esse voo. Então é importantíssimo para a nossa, não só para a aviação, mas como para o turismo regional, para a economia regional fomentar cada vez mais o turismo de negócios também, a gente sabe que tem passageiros vindo a negócios nesses voos e irão a negócios, então cada vez mais ele fomenta e fomenta a economia como um todo.
Diego Moretti - Diretor do
Aeroporto Internacional do Recife
Aeroporto Internacional do Recife