quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Fecomércio lança Hub de Dados para impulsionar o desenvolvimento do setor em Pernambuco

 

Em uma apresentação para diretores, economistas – ressaltando a ilustre presença da Professora Tânia Bacelar – e jornalistas, a Fecomércio apresentou o Hub de Dados do Comércio, uma plataforma de números e pesquisas, com o objetivo de dar base sobre as tendências do comércio para lojistas, pesquisadores, imprensa e o grande público.

“Hoje é um dia feliz pra gente porque estamos entregando um projeto que a gente sonhava e a gente veio trabalhar nisso liderado por nosso economista e pelo sistema Fecomércio. Esse projeto que vai ajudar sensivelmente todos os empresários”, afirmou o presidente da entidade, Bernardo Peixoto, ao discursar na abertura do evento.

A iniciativa visa, posicionar a Federação como uma aliada no desenvolvimento econômico estadual e um catalisador de inovação para empresários e empreendedores pernambucanos.

“O HUB, ele centraliza de tal forma em um repositório único, que faça interação e visualização, justamente para facilitar o acesso e entendimento desses dados, antes urbanizados em várias outras instituições, e agora é possível integrar no único repositório, justamente para avaliação do empresário na ponta e, no caso, usem as entregas do comércio, as entregas do serviço em relação ao dono”, relata o economista da Fecomércio, Rafael Lima.

Principais entregas e diferenciais do Hub de Dados do Comércio

1. Dashboards interativos – Painéis dinâmicos permitem a análise de dados em tempo real, com possibilidade de ajustar datas e outros parâmetros. Comportamentos de mercado, tendências econômicas e indicadores-chave poderão ser facilmente monitorados.

2. Mapas geográficos de distribuição setorial – A partir de dados integrados, será possível visualizar a concentração de estabelecimentos comerciais em regiões específicas. Como exemplo, um empresário poderá identificar áreas menos saturadas para abertura de novas unidades.

3. Modelos preditivos e análises avançadas – Por meio do cruzamento de informações, o Hub fornecerá projeções estratégicas, ajudando empresas a antecipar cenários e tomar decisões embasadas.

4. Serviços sob demanda – Empresas e instituições poderão solicitar estudos específicos a partir de dados curados pela equipe técnica da Fecomércio-PE. Essa solução tem como diferencial o custo reduzido em comparação a consultorias tradicionais.

5. Implementação de Inteligência Artificial (IA) – Prevista para 2025, a IA permitirá respostas ainda mais rápidas e precisas, entregando soluções específicas para o usuário com base no Data Lake.

6. Modelo de negócios Freemium – O Hub adota um modelo híbrido, oferecendo acesso gratuito a ferramentas como dashboards e pesquisas conjunturais, e funcionalidades avançadas, como mapas geográficos e integração via APIs, com pagamento por meio de assinaturas ou contratos.


Os dados do Hub você pode consultar aqui e a seguir, imagens dos principais números divulgados:





A seguir, falas do presidente da Fecomércio, Bernardo Peixoto; do economista da instituição associativa, Rafael Lima e do superintendente do IBGE em Pernambuco, Gliner Alencar:

Olha, essa plataforma de dados é super importante, principalmente para aquelas empresas que querem ampliar, que querem criar, que querem fundar uma empresa. Imagine você estar com vontade de abrir uma lanchonete. Aí eu vou abrir uma lanchonete no Pina. Então, essa plataforma vai dar todos os dados, se é viável, se não é, onde é, onde pode ser, ou quero abrir uma livraria. Sim, aí peço nessa plataforma um estudo seletivo de onde seria o melhor local para se abrir uma livraria. Então, isso é de suma importância para o empresário. Ele já começa com a garantia que aquele local é o melhor local que ele está pretendendo fazer para aquele investimento dele, então ele consegue visualizar todos os dados.

Bernardo Peixoto
Presidente da Fecomércio



A maioria desses dados são dados públicos, mas também temos dados primários nossos elaborados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Esses dados são de fácil visualização através de painéis, então é possível constrolar esses dados a partir de um manejo mais interativo, entre meses, anos, tipo de cliente, tipo de gênero e essas pessoas, como elas são dispostas nas pesquisas. A partir disso é possível criar mais inferências, entender as tendências de mercado para tomar sua decisão. 

Rafael Lima
Economista da Fecomércio

O Hub trata dados, de domiciliar, de consumo, comércio e serviço, que são pesquisas do IBGE em periodicidade já pré-definida. Então, acreditamos que esse será o insumo base para o Hub, para trazer ainda mais informações para a sociedade. E é isso que a gente espera, como IBGE, a cultura do uso de dados, a cultura da decisão baseada em dados, baseada em evidência, que seja cada vez mais proliferada.

Gliner Alencar
Superintendente do IBGE em Pernambuco