sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

Em Paulista, Projeto de Lei visa proibir armas de bolinhas de gel na cidade

 

Com o objetivo de proibir a comercialização de armas de bolinhas de gel em Paulista, o vereador Eudes Farias (foto ao lado) deu entrada em um projeto de lei para, com a proibição, proteger a população, além de conscientizar sobre os riscos do uso de brinquedos que imitam armas reais.

Para se ter uma ideia do perigo dessas armas, especialmente para crianças e adolescentes, a Fundação Altino Ventura (FAV), em quatro dias, atendeu nada menos que 17 pessoas, todas com lesões nos olhos causadas pelas armas em gel. Inclusive algumas das vítimas nem estavam “brincando”, mas corriam riscos por estarem nas proximidades.

As bolinhas de gel são fabricadas com uma matéria-prima à base de polímero superabsorvente, que pode causar lesões graves ao atingir o corpo. No caso dos olhos, pode causar danos permanentes, como a cegueira e o aumento de riscos para outras doenças. Além disso, outro risco relacionado a essas armas é a promoção da cultura da violência e da banalização de práticas agressivas.

O projeto de lei deve agora tramitar na Câmara de Vereadores e se aprovada, deve passar por sanção na Prefeitura para entrar em vigor.