O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE) e o Instituto Niemeyer de Políticas Urbanas, Científicas e Culturais (INPUC) oficializaram, nesta quinta-feira (12), no Recife, um termo de cooperação técnica que visa consolidar esforços em prol da arquitetura e urbanismo no estado. A parceria foca especialmente na preservação do patrimônio histórico construído, promovendo ações que integram inovação, sustentabilidade e valorização profissional.
A parceria ressalta a importância de iniciativas que respeitem as preexistências históricas e culturais, enquanto promovem intervenções que dialoguem com a sustentabilidade e os desafios urbanos contemporâneos. Entre os desdobramentos da cooperação, destacam-se a possibilidade de ambas as instituições indicarem representantes em grupos de trabalho e eventos relacionados às suas áreas de atuação. Isso permitirá a criação de políticas conjuntas para valorizar a arquitetura pernambucana e ampliar o alcance das ações promovidas.
O acordo também prevê o compartilhamento de informações técnicas e apoio mútuo na elaboração de projetos e medidas que promovam a profissão de arquiteto(a) e urbanista. Para o presidente do CAU/PE, Roberto Salomão, essa é uma oportunidade ímpar de valorizar o passado e projetar o futuro. “Essa cooperação é um marco que incentiva as novas gerações a reimaginar e construir o futuro da arquitetura pernambucana, ao mesmo tempo em que preservamos nossa memória e identidade.” Ele também destacou o potencial do acordo em estimular ideias inovadoras e promover o aprendizado contínuo dos profissionais do estado.
Já Paul Cecil Niemeyer de Rooy, chefe da representação em Pernambuco do INPUC e bisneto de Oscar Niemeyer, celebrou a importância do acordo. “Estamos muito entusiasmados com essa parceria entre o Instituto Niemeyer e o CAU/PE. Esse termo de cooperação reforça nosso compromisso com a democratização da cultura e do conhecimento, fundamentais para construir uma sociedade mais inclusiva e justa. Também reconhecemos o trabalho do CAU/PE na busca por um desenvolvimento urbano sustentável, que equilibra crescimento, preservação ambiental e qualidade de vida. Juntos, queremos promover projetos que inspirem mudanças positivas e ajudem a construir um futuro mais acessível e sustentável para todos.”
Outro destaque da parceria é o incentivo à realização de editais voltados para projetos inovadores e sustentáveis, com ênfase na valorização do legado de Oscar Niemeyer. A promoção de seminários, exposições, publicações e intercâmbios de conhecimento arquitetônico também está entre os objetivos do termo, com foco no fortalecimento da formação contínua de profissionais e no envolvimento da sociedade em questões ligadas à arquitetura e urbanismo.
Essa cooperação é um passo estratégico para fortalecer a atuação conjunta das duas instituições, promovendo a integração entre patrimônio, inovação e desenvolvimento profissional, em benefício da sociedade pernambucana.