quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Arte para todos: festival dá continuidade a programação de oficinas e apresentações gratuitas em Salvador


Iniciado em novembro, o Curto Circuito das Artes continua com uma programação de oficinas e apresentações gratuitas que preparam Salvador para um verão repleto de música, dança, teatro e literatura. As atividades, desenvolvidas pela exposição “Plantações de Autoestima” e pelas residências artísticas “Design Thinking e Encenação Teatral”, “Mergulho - O Poder do Som” e “Temporada de Verão com as Liliths - Exercício de Investigação Teórico-Prática”, acontecem até janeiro de 2025 em diferentes espaços culturais da Fundação Gregório de Mattos (FGM). 

Nesta sexta e sábado, 13 e 14 de dezembro, a Casa do Benin (Pelourinho), a Galeria da Cidade - Teatro Gregório de Mattos, o Café-Teatro Nilda Spencer e o Espaço Boca de Brasa – Centro, na Barroquinha, serão os locais ideais para quem deseja aproveitar o final de semana conhecendo e fazendo arte. Com apresentações teatrais, oficinas de grafite, de criação de personagens e técnicas artísticas variadas, a exposição e as três residências que compõem a primeira etapa de ações públicas do Curto Circuito seguem com atividades entre os dias 16 e 21 de dezembro.

Em sua segunda edição, o Curto Circuito das Artes reforça o objetivo de ocupar e dinamizar os espaços culturais da capital baiana. Promovido pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), em parceria com a Funarte, o festival ainda movimenta com espetáculos de teatro, música, dança e circo, até 16 de fevereiro de 2025, o Espaço Boca de Brasa (Cajazeiras, Valéria, Cidade Baixa e Subúrbio), o Espaço Cultural da Barroquinha e o Teatro Gregório de Mattos (Centro). 

*Cores e grafite*
Inaugurada no dia 20 de novembro na Galeria da Cidade - Teatro Gregório de Mattos, a exposição “Plantações de Autoestima” foi idealizada pelos grafiteiros, artistas plásticos e visuais Sagaz e Pipino. Por meio do graffiti, esculturas, telas pintadas, instalações e ilustrações, eles apresentam uma mistura de inspirações que vêm das ruas e da conexão Salvador-Amélia Rodrigues, suas cidades natais.

Durante o período da exposição, Sagaz e Pipino convidam o público a mergulhar em um universo multicolorido por meio de oficinas de grafite e técnicas artísticas, que acontecerão entre os dias 13 e 18 de dezembro. Nesta sexta-feira (13), das 10h às 16h, a Casa do Benin contará com oficinas de grafite e de criação de personagens. 

Ainda no mesmo dia, a mostra traz uma atividade que expande os espaços culturais ocupados pelo Curto Circuito. Também no Pelourinho, haverá, das 9h às 11h, uma oficina de marca-páginas criativo de papel exclusiva para crianças e jovens atendidas pelo Projeto Axé.

No sábado (14), a Casa do Benin abre as portas novamente para a oficina “Criação para Iniciantes: Mandala em Movimento”, das 13h às 16h, e para outra de grafite, das 14h30 às 16h. Na próxima quarta-feira, dia 18, é a vez da varanda do Espaço Boca de Brasa – Centro, na Ladeira da Barroquinha, receber os visitantes para uma nova oficina de grafite, das 14h às 16h.

Em 2024, a exposição “Plantações de Autoestima” estará aberta para visitação até o dia 21 de dezembro (sábado), das 14h às 18h. No dia 17 (terça-feira), às 14h, será realizada uma visita guiada.

*Tragicomédia de um artista*
Outro projeto que integra a programação do Curto Circuito das Artes é a residência artística “Temporada de Verão com as Liliths”, realizada pelo Coletivo Das Liliths, uma plataforma composta por artistas mulheres e LGBTQIAPN+ sediada em Salvador. Desde novembro, a residência ocupa o Café-Teatro Nilda Spencer com oficinas de aperfeiçoamento e experimentação artística nas áreas de Dramaturgia, Interpretação Teatral e Performance, promovendo o intercâmbio entre os artistas do coletivo e outros criadores.

Como resultado da oficina de dramaturgia, o projeto apresentará, nesta sexta-feira, às 15h, a leitura dramática intitulada “AQUAMÁRIO”, que destaca a vivência de Mário, um artista do Coletivo Das Liliths que, angustiado, começa a conversar com uma obra inacabada. Por meio da tragicomédia, artista e obra refletem sobre os processos de criação artística.

De acordo com Denni Salles, dramaturgo responsável pela oficina, as aulas exploraram elementos da dramaturgia a partir de um olhar íntimo e subversivo sobre o mito de Lilith, símbolo de resistência e autonomia. “Utilizamos o mito para pensarmos procedimentos e elementos criativos, de maneira que cada participante mergulhou em suas próprias histórias, revelando nuances de experiências e identidades que resistem aos padrões normativos”, explica Denni.

A leitura dramática de “AQUAMÁRIO” é gratuita e tem classificação etária de 18 anos. Na próxima segunda-feira (16), será iniciada a oficina de Interpretação Teatral, das 13h às 16h30, com aulas até sexta-feira (20).

*Teatro tecnológico*
Com atividades realizadas no Espaço Cultural Boca de Brasa – Centro (Barroquinha), a residência “Design Thinking e Encenação Teatral Contemporânea” propõe uma abordagem inovadora para o processo criativo no teatro, utilizando ferramentas como prototipação, ciclos de feedback e brainstorming para a criação de uma poética teatral inédita.

Na próxima segunda (16) e terça-feira (17), das 9h às 13h, o projeto promoverá o workshop público “Sprint Criativo: Explorando Imagens para o Design de Poéticas Teatrais”, ministrado pelo idealizador da residência, o ator, diretor e pesquisador Leonel Henckes. As inscrições podem ser realizadas no site: www.leonelhenckes.com.br/residencia.

Segundo Leonel, que possui mais de 18 anos de atuação nas artes cênicas e é diretor de operações do Programa de Residência Artística Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia, “trazer metodologias ágeis para o campo teatral é como criar teatro com a precisão de quem desenvolve tecnologia, mas sem perder a sensibilidade artística”.

Além do workshop, a residência também oferecerá, de forma gratuita, um trabalho prático de pesquisa entre os dias 16 e 18 de dezembro, das 13h às 16h. Em 2025, outro workshop será realizado entre os dias 13 e 15 de janeiro, com a atriz, diretora e pesquisadora catarinense Bi Naluna.

*Espiritualidade sonora*
A terceira residência que prepara Salvador para um verão cheio de arte é organizada pela DJ e sacerdotisa do som Nai Kiese, referência na música preta periférica e afrodiaspórica, com 12 anos de trajetória no cenário cultural brasileiro.

Nomeada “Mergulho - O Poder do Som”, a residência faz parte do festival Curto Circuito das Artes, ocupando a Casa do Benin. Ela propõe uma investigação sobre o poder do som em nossas águas internas, utilizando o Kisanga, um instrumento sagrado que evoca o despertar divino.

O evento de abertura, inspirado pela espiritualidade afrikana, acontecerá na próxima terça-feira, 17 de dezembro, às 16h. Na quarta e quinta-feira, dias 18 e 19, será realizado um ritual sonoro, com atendimento pré-agendado, das 10h às 15h.

*Sobre o Curto Circuito das Artes*
Com entrada gratuita, o projeto é fruto de um edital que selecionou 16 iniciativas de artistas soteropolitanos, representando a diversidade cultural e artística de Salvador. Além de ser uma oportunidade para que mostrem seus trabalhos, o Curto Circuito promove um intercâmbio entre diferentes regiões da cidade.


*SERVIÇO* 
*Curto Circuito das Artes - Programação das Oficinas e Apresentações Artísticas*

*Atividades da exposição “Plantações de autoestima”*

Local: Galeria da Cidade - Teatro Gregório de Matos

1/12 à 22/12 - Exposição “Plantações de autoestima”
17/12, às 14h - Visita guiada 

Local: Casa do Benin

13/12 - 10h às 12h: Oficina de noções básicas de criação de personagens (Oficineiro Patek)
               13h às 14h30: Oficina de Criação de personagens (Oficineiro Black Shock)
               14h30 às 16h: Oficina de Grafite (Oficineira Sista Kátia)

14/12 - 13h às 16h: Oficina Criação para Iniciantes: Mandala em Movimento (Oficineira Nath)
               14h30 às 16h - Oficina de Grafite (Oficineiro Hard)

Local: Espaço Axé

13/12 - 9h às 11h: Oficina de marca páginas criativo de papel: crie seu bichinho companheiro de leitura (Oficineira Débora)

Local: Boca de Brasa Centro - Varanda

18/12 - 14h às 16h: Oficina de Grafite (Oficineiro Niny)


*Atividades das residências artísticas*

Temporada de Verão com as Liliths - Exercício de investigação teórico-prático
Local: Café Nilda Spencer 

Laboratório I: Dramaturgia  
11 à 12/12, de 13h à 16h30 - Ensaios e produção da apresentação pública
13/12, às 15h - Apresentação pública

Laboratório II: Interpretação Teatral  
16/12 à 20/12, de 13h às 16h30 – Laboratório Criativo com ênfase em Interpretação Teatral 

*Design Thinking e Encenação Teatral Contemporânea*
Local: Espaço Boca de Brasa Centro

16 e 17/12, de 9h às 13h - Workshop público
16, 17 e 18/12, de 13h às 16h - Trabalho prático de pesquisa

*Mergulho: O Poder do Som*
Local: Casa do Benin

17/12, às 16h: Ritual de iniciação - Evento de Abertura  
18 à 19/12, de 10h às 15h: Ritual Sonoro (atendimento aos inscritos previamente)