Quando se debatia a abolição da escravatura, as pessoas que detinham o dinheiro naquela época diziam que não dava para acabar com a escravatura porque se libertasse os escravos, a economia iria quebrar.
Quando se determinou a criação do salário mínimo, disseram que iria quebrar a economia. Quando se falou em décimo-terceiro salário, disseram que não sobraria uma empresa no Brasil.
Hoje temos uma grande oportunidade, através do projeto assinado pela deputada Erika Hilton, originado na luta do vereador Rick Azevedo, do PSOL do Rio de Janeiro, de acabar com a escala de trabalho 6x1.
E nenhuma empresa vai quebrar por isso. O capital sempre se adapta.
Na Câmara Municipal e em qualquer outra Casa Legislativa, ninguém trabalha a escala 6x1. Eu sei qual escala a gente tem aqui na Câmara.
Do ponto de vista do trabalhador, a redução é importante para se ter saúde mental, para poder cuidar das famílias, dos filhos, ir ao médico quando precisar, à feira, movimentar nossa economia local. Do ponto de vista do empregador, existem exemplos pelo mundo que mostram que, reduzindo a escala de trabalho, há ganhos de produtividade, inclusive.
Até agora, sete deputados e deputadas de Pernambuco assinaram o projeto. É hora de pressionar para que todos os 25 apoiem essa iniciativa.
Ivan Moraes é vereador do Recife
Foto: Carlos Lima/CMR