O Nordeste brasileiro é uma região de paradigmas. Vem crescendo em vários setores, assumindo, inclusive, protagonismos. Mas tem desafios históricos a serem superados. Em 2022, detinha 27% da população do Brasil, mas 51% de seus habitantes ainda estavam em situação de pobreza.
Os estados nordestinos estão sendo confrontados com o desafio de sair dessa condição em meio a um cenário no qual já não poderão contar com o apoio de políticas de incentivos fiscais.
Neste sentido, economistas, técnicos, representantes de governos e empresários se reúnem no dia 27 de novembro, no Recife, para uma tarde de discussão no evento Análise Ceplan 2024. Tendo como tema “Os desafios da infraestrutura física e digital”, vão debater sobre como garantir o desenvolvimento de estradas, portos, saneamento, da economia digital, entre outros temas. O evento é uma realização da Ceplan e do portal Movimento Econômico.
O destaque será a presença de gestores de bancos de desenvolvimento e fundo de investimento, que mostrarão os caminhos para financiamentos.
A primeira mesa de debate colocará foco nos “Desafios da Infraestrutura Digital”, setor fundamental para o Nordeste, que detém polos de tecnologia relevantes e vem recebendo mais investimentos em data center. A mediação ficará ao cargo de Jorge Jatobá, economista e sócio da Ceplan. O fundador e CEO da Brisanet, José Roberto Nogueira, vai falar sobre os gargalos do setor de telecom. O CEO da Um Telecom, Rui Gomes, vai abordar o mercado de data center e as oportunidades para a região. O presidente do Porto Digital do Recife, Pierre Lucena, participa com a visão de um dos maiores centros produtores de startups do país.
A economia física também tem problemas à vista. A segunda mesa, com a mediação de Tânia Bacelar, colocara luz nos “Desafios da Infraestrutura para Mobilidade, Cargas e Transporte”. O presidente do Porto de Suape, Márcio Guiot, tratará das necessidades dos terminais portuários no Nordeste. O presidente da Agemar, Manoel Ferreira, complementa com a sua visão privilegiada no setor de logística. O CEO da EFFICO, Roberto Tavares, faz sua contribuição ao debate, com foco nas concessões públicas, em particular o abastecimento de água e saneamento, que reservam novos negócios.
O CEO da Ceplan, Paulo Guimarães, será o mediador da última mesa da Análise Ceplan: “Perspectiva de Financiamento e Investimento em Infraestrutura no NE”. A primeira voz para falar sobre um tema-chave é a diretora Financeira e de Crédito do BNDES, Maria Fernanda Coelho. O presidente do BNB, Paulo Câmara, também falará do ponto de vista do banco de desenvolvimento. A diretora da JIVE-Mauá Capital, Karla Bertoco, tem a palavra na mesa sobre os recursos necessários para financiar os investimentos do futuro.
*Serviço:*
*Análise Ceplan – Os desafios da infraestrutura física e digital*
Dia 27 de novembro, das 14h às 18h
Business Center da Torre 5, Riomar Recife
Inscrições: Sympla