sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Reformada e revitalizada, Paróquia de Fernando de Noronha celebra sua reinauguração


A Paróquia de Fernando de Noronha, Nossa Senhora dos Remédios, localizada no bairro que leva o mesmo nome, vai ser oficialmente reinaugurada neste domingo (1°), após passar por reforma. A cerimônia de reabertura promete ser um grande momento de celebração para os fiéis da ilha, com uma programação especial preparada para marcar a conclusão das obras de revitalização do templo.

A programação de apresentação será diversificada, começando com uma missa solene, às 20h, celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, Paulo Jackson, e o bispo-auxiliar, monsenhor Nereudo Freire, que darão boas-vindas a todos os visitantes e moradores da ilha. Diversos padres também foram convidados para participar do momento. O evento ainda vai contar com um recital e o sacramento de crisma dos jovens e adultos da comunidade. 

“A Paróquia Nossa Senhora dos Remédios é um dos patrimônios históricos e culturais mais significativos de Fernando de Noronha. O apoio da Administração na sua recuperação vai além da preservação de um edifício histórico; é um investimento no coração cultural e espiritual de Noronha, fortalecendo a identidade local da ilha. É com o coração cheio de gratidão e orgulho que celebramos essa conquista”, comemorou a administradora da ilha, Thallyta Figuerôa.

A reforma, que visa melhorar a estrutura e garantir mais conforto aos paroquianos, incluiu a restauração de áreas internas, como o altar-mor e a sacristia, além da atualização das instalações elétricas e hidráulicas. Durante o período de obras, os fiéis assistiram às missas em um espaço montado na Praça da Mãezinha e em outras capelas no arquipélago.

Segundo o pároco da matriz, padre Wesley de Souza, a ajuda de todos foi essencial para a conclusão da restauração. “É uma sensação muito boa e, ao mesmo tempo que é trabalhoso, é prazeroso ver a obra acontecendo, além do empenho das pessoas, ilhéus, paroquianos, empresários e turistas. A reforma tem um pouquinho de todos e isso é lindo, é ver a graça de Deus acontecer. Só felicidade", disse o padre.

De acordo com a coordenadora de eventos da Matriz, Francismar Flor, é muito importante cuidar da paróquia por ser um ponto central de fé e um patrimônio para a comunidade da ilha.

“A importância deste zelo e desse cuidar representa muito para nós católicos aqui da Ilha, porque a nossa igreja é um patrimônio histórico de Fernando Noronha. Além de ser a nossa Matriz e a primeira igreja, ela sempre prevaleceu com o templo religioso nos tempos primordiais. Então, para nós paroquianos, é de suma importância a gente cuidar e zelar por esse patrimônio da ilha” enfatizou Francismar.