Na edição 2024 do festival REC’n’Play, a Arena Gamer Serpro volta ao Recife Antigo com novidades que prometem atrair milhares de entusiastas dos games. Realizada de 6 a 9 de novembro, das 10h às 18h, a arena, localizada no Espaço 219, Rua do Apolo, 219, foi ampliada para triplicar a estrutura e oferecer uma experiência ainda mais completa. Com produção da ‘O Hou, o espaço recebe diariamente mais de três mil visitantes, e neste ano traz um ambiente mais interativo, com mais equipamentos e uma programação diversificada para atender ao crescente público.
Além das estações de consoles e simuladores, como PlayStation, Nintendo, Xbox, fliperamas, simuladores de corrida, PlayStation VR e Xbox Series S, a Arena Gamer Serpro sediará campeonatos de alguns dos títulos mais populares. Alguns deles são o FIFA 24, Street Fighter, League of Legends, Pokémon GO, Free Fire e Valorant, com inscrições via gaming.ohou.com.br. Cada grupo poderá desfrutar de 30 minutos em diferentes estações, proporcionando a todos uma experiência de alta qualidade.
Uma das atrações adicionais é a Trilha de e-Sport, com curadoria de Biel Anceles e Pedro Soares (na foto com a equipe do blog), que reunirá jogadores e influenciadores renomados em um momento gratuito e acessível mediante inscrição pelo site recnplay.pe. A Arena Gamer Serpro 2024 convida o público a explorar o universo dos jogos de uma forma inovadora e interativa, transformando o Recife Antigo em um verdadeiro epicentro dos games durante o festival.
A ampliação nesta edição também fica por conta de mais ativações de parceiros na Arena Gamer Serpro, como o patrocínio ouro da NL Países Baixos e ‘O Hou Gaming; patrocínio Prata da Uninassau, Play Diversões e FIRC.
Democratizar o acesso às ferramentas destinadas para quem deseja se inserir no universo dos games e e-Sports é o principal objetivo do evento, acredita Biel Anceles, CEO da 'O Hou. “São equipamentos de alto custo que normalmente não temos acesso fácil. Melhorar isso é fundamental. Por isso queremos tornar esse cenário universal, assim como a internet, por exemplo. É oportunizar o contato de fãs do mundo gamer e dos e-Sports com esses equipamentos gratuitamente, principalmente para quem não tem fomento e suporte necessário para praticar”, frisou.
Reforçando o convite de participação, Pedro Soares, CTO da ‘O Hou, traz uma expertise inovadora em automação, games e UX, direcionando sua visão para o desenvolvimento de experiências imersivas e criativas no setor gamer. “Durante os dias de festival teremos quatro painéis com incentivadores da comunidade dos games e e-Sports que desejam construir um terreno sólido e fértil tanto para esse momento quanto para as futuras gerações. Teremos também, todos os dias durante 30 minutos, o free play ver, experimentar e jogar o que quiser no nosso espaço, incluindo todas as pessoas, trazendo a comunidade e os fãs mais para perto”, destaca o CTO.
Grandes nomes do cenário de e-sports marcarão presença na trilha. Entre eles, estão:
Leonardo “Alocs”: Ex-jogador profissional de League of Legends, com passagens por paiN Gaming e Keyd Stars. Atualmente, atua como coach, analista de jogos e criador de conteúdo.
Bruno Cabral (Cobaia): Narrador profissional de e-sports, com participações em CBCS (Circuito Brasileiro de Counter Strike), Gamers Club Brasil, gaulestv e BTSPE.
Thúlio "Sirt" Carlos: Ex-jogador e bicampeão brasileiro de League of Legends, além de ex-coach da Miners Academy.
Carlos Junior: Sócio-fundador da CNB, uma das principais organizações de e-sports no Brasil.
O Blog Taís Paranhos entrevistou Pedro Soares, um dos sócios da 'O hou Gaming e encontrou um cara muito entusiasmado e motivado, Acompanhem nossa conversa a seguir:
Como é fomentar o Arena Gamer aqui no Rec & Play?
Eu acho que é um momento incrível trazer essa experiência pra gente de periferia, estudante, sabe, que não tem condições de estar perto de algo tecnológico, sabe, no dia-a-dia, e a gente traz isso, essa experiência incrível pra esse público, sabe. Então desde a pessoa que tem condições de ter seu computador game pra estar aqui desfrutando dessa experiência, como também a pessoa da periferia, o estudante de escola pública e o estudante de escola privada. Todos os públicos estão aqui dentro com a gente.
Por que trazer o fliperama que é algo tão vintage?
Rapaz, eu acho incrível, sabe? Eu acho que traz à tona a nossa criança interior, sabe? Pra fora. Você jogar aquele jogo de fliperama, o Mario Kart, o Street Fight, sabe? Eu acho que traz de fato a criança interior da gente pra fora.
E fala mais da sua empresa.
Eu faço parte da ‘O Hou, tá? E aqui dentro do festival, um dos patrocinadores da arena é a O’ hou Game, junto com o meu sócio, que é o Biel Anceles, tá? A gente é uma empresa que trabalha na área de esporte, com eventos de esporte, mas a O’ hou em si é uma empresa de consultoria tecnológica.
A ‘O Hou é uma empresa que é embarcada aqui dentro do Porto Digital, tá? A gente nasceu lá atrás junto com... eu sou um sócio mais novo, mas a gente nasceu lá atrás com outros três sócios. O engraçado é que o nome do ‘O Hou significa... é uma fala havaiana que significa paz, uma coisa nova, prosperidade, e é isso que a gente meio que acaba trazendo, né? Traz uma consultoria tecnológica pra levar uma inovação pra aquele espaço, pra dar uma cara melhor e dar uma sensação melhor ao trabalho daquelas pessoas, né?
E falando um pouco mais de você, qual é a tua formação e como foi que você chegou nessa parte, como é que você chegou na ‘O Hou?
Então, eu sou da área de tecnologia, tá? Eu passei primeiro pela UPE, depois acabei indo pra Nassau e sempre gostei muito da área de tecnologia, mas na área de games. Só que assim, eu gostava da área de games, mas eu não gostava de programar na área de games. Eu não gostava de fazer programação, eu gostava realmente de jogar, ver o público jogando, trazer tudo isso. Foi daí que eu acabei conhecendo o Biel, depois de ter saído do Cebraia no passado, e acabou que a gente decidiu que eu entraria na empresa. Falou, vamos embora, uniu a paixão que eu tinha por jogos, a paixão dele por eventos, e ele também tem muita paixão por jogos, e acabou fluindo esse processo.
E a gente vive numa cidade que é um dos polos de produção de games no Brasil. Como é que é trabalhar exatamente no Recife?
Rapaz, por mais que tenha esse polo e tudo mais, a gente tem uma dificuldade muito grande na área de esportes. Na área de games a gente realmente tem uma produção muito boa, mas quando se trata de esportes a gente tem algumas dificuldades que a gente não tem no Sul e no Sudeste, que aí já é uma problemática um pouco maior porque envolve problemas de conexão, problemas com servidores, mas de fato o Recife é um polo muito bom na área de games e isso fomenta muito pra gente, sabe? Porque tem muito um público apaixonado por games, do outro lado tem uma galera apaixonada em produzir coisa pra games e eu acho que tudo flui, sabe?
Então é um leque que ainda pode ser muito explorado.
Com toda certeza, é um leque que realmente pode ser explorado e é justamente isso que a gente traz na ideia do festival, na trilha de esporte desse ano. Ver esses desafios, ver como sanar e tentar melhorar, sabe? Porque no final a gente faz tudo pelo público, né?
SERVIÇO
Arena Gamer Serpro
Local: Espaço 219, Rua do Apolo, 219, Recife-PE
Data: 6 a 9 de novembro de 2024
Inscrições: recnplay.pe e gaming.ohou.com.br
Trilha de e-Sports
Local: Livraria Jaqueira, Rua Madre de Deus, Recife-PE
Data: 6 a 9 de novembro de 2024
Inscrições: recnplay.pe e gaming.ohou.com.br
Texto: Ascom
Entrevista: Taís Paranhos
Fotos: Taciana Paranhos e Dayana Araújo
Entrevista: Taís Paranhos
Fotos: Taciana Paranhos e Dayana Araújo