quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Recife recebe principal Festival de Cinema Francês


Começa nesta quinta-feira (7), o Festival Varilux de Cinema Francês. Esta 15ª edição, que reúne apresentações em 60 cidades do Brasil, traz como homenageado o astro do cinema do país Alain Delon. O Moviemax Rosa e Silva, no Shopping ETC, nos Aflitos, é uma das salas disponíveis no Recife para exibição. O evento acontece até o dia 20 deste mês e os ingressos estão à venda pelo site www.moviemax.com.br

"O cinema, que é o número 1 em público do Festival no Brasil, terá 8 sessões diárias com o melhor da produção francesa atual. São 20 filmes, de diferentes gêneros, que transitam entre clássico e contemporâneo", detalha o coordenador de marketing do centro de compras, Gildo Marcelino.

A lista de inéditos inclui títulos que participaram de festivais como Cannes, Veneza e San Sebastián. A programação conta com gêneros variados, de comédias românticas e dramas históricos a thrillers e animações. Um dos destaques é "A Favorita do Rei", de Maïwenn, que abriu o Festival de Cannes em 2023 e marca a volta de Johnny Depp ao cinema, após sua batalha judicial com a ex-esposa Amber Heard.

A programação também traz "O Segundo Ato", de Quentin Dupieux, exibido em Cannes 2024 e estrelado por Léa Seydoux, Louis Garrel e Vincent Lindon, além de "O Sucessor", dirigido por Xavier Legrand, conhecido pelo premiado "Custódia" (quatro prêmios César em 2019), e "A Fanfarra", de Emmanuel Courcol, premiado com o Prêmio do Público em San Sebastián 2024. 

Há ainda "A História de Souleymane", de Boris Lojkine, vencedor dos prêmios do Júri e de Melhor Ator na mostra Um Certain Regard de Cannes 2024, "Bolero, A Melodia Eterna", sobre o compositor Ravel, e o blockbuster "O Conde de Monte Cristo", que alcançou cerca de 9 milhões de espectadores na França, além de 100% de aprovação no Rotten Tomatoes.