Nesta quarta-feira (13.11), as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca e de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente do Paulista, iniciaram um diálogo para apoiar os catadores de recicláveis, associações e as cooperativas de coleta seletiva na cidade. O encontro ocorreu na sede da Associação do Ciclo dos Catadores de Pernambuco (ACR-PE), na Vila Torres Galvão.
Durante a reunião, foram abordados temas como capacitação, incentivos fiscais e financeiros e suporte técnico para as cooperativas, associações e catadores da cidade. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca, Raimundo Lopes, destacou a importância desse apoio: “Estamos entendendo o funcionamento das cooperativas e associações para ver uma forma de oferecer suporte nas áreas de licenciamento, treinamento e incentivos, ajudando a manter as operações locais, beneficiando o meio ambiente e gerando empregos.”
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente, Jurandir Bezerra Lins Filho, reforçou a abrangência da iniciativa: “Após esse primeiro contato, vamos agilizar o apoio técnico. Esse projeto beneficia não só Paulista, mas todo o Litoral Norte. O olhar público é essencial, e a população e o meio ambiente só têm a ganhar.”
A ação traz novas esperanças para os catadores, como celebra o presidente da ACR-PE, Ananias Alves Ferreira: “A parceria com a prefeitura vai fortalecer nosso setor, beneficiando a economia local e o meio ambiente".
Participaram também do encontro a vice-presidente, Silvânia Cabral, e o diretor Financeiro, Lindoval Chaves, da ACR-PE.
Fotos: Gerson Nascimento