domingo, 24 de novembro de 2024

#PerfilDoEmpreendedor Felipe Aniceto

 

O empreendedorismo jovem é um fenômeno cada vez mais comum, especialmente entre pessoas com idades entre 18 e 34 anos. Normalmente, os jovens são conhecidos por sua disposição para inovar, assumir riscos e buscar oportunidades no mercado. Os empreendedores enfrentam vários desafios, como falta de experiência e dificuldades de acesso a financiamento e a necessidade de equilibrar o trabalho com os estudos ou outras responsabilidades. No entanto, com preparo e informação, esses desafios podem ser superados.

O que faz a diferença para eles são o investimento em cursos e workshops de empreendedorismo para fornecer as ferramentas necessárias; construir e manter o networking; sempre “pensar fora da caixa” e acima de tudo, ser resiliente e não desistir diante de desafios.

É o caso de Felipe Aniceto, 33 anos, que após ter se consolidado como vendedor de automóveis, decidiu empreender em dois ramos diferentes: hoje ele está à frente da Farmácia Felipe Farma, no bairro do Curado e a loja de celulares Novo iPhones PE, na Ilha do Leite. Ele concedeu entrevista ao Blog contando a sua jornada e afirma que sua maior motivação para viver é o pequeno Noah. “Ele é quem me dá a maior força do mundo para acordar e vencer”, afirma Aniceto.

Quando você iniciou a sua jornada empreendedora?
Tudo começou há 10 anos, quando eu decidi, por necessidade, ter uma renda extra. Na época, trabalhava apenas no setor comercial com vendas de veículos. Surgiu a oportunidade da compra da farmácia que, por sua vez, chegou com muitos desafios e pouco capital de investimento. Porém, eu tinha uma certeza, fazer dar certo. Dar o meu melhor, sem desistir mesmo com todas as dificuldades de se lançar numa empresa recém-constituída. 
Passados seis anos, minha primeira empresa já estava caminhando bem e, assim, buscando uma visão de empreendedorismo, desejei me arriscar em outra area. Meu irmão estava abrindo sua primeira revenda Apple e me chamou para a sociedade. De cara, topei, pois queria expandir meus conhecimentos, agregar valores financeiros e adoro novos desafios.

Você atua em dois empreendimentos bem distintos. Conta pra gente como foi a escolha dessas áreas


Primeiro a farmácia. Chegou em um momento difícil, mas com o passar dos tempos fui aderindo conhecimentos e tive a ajuda do meu pai que já havia trabalhado na área e entendia bastante de todo o processo. A revenda de iPhones surgiu em um convite feito pelo meu irmão para a sociedade há três anos, quando ele já tinha vendas online, sendo que precisava ter uma expansão. Hoje temos vendas e assistência técnica e que vem dando muito certo. Sao duas áreas distintas, mas todas na área de vendas, onde não tem mistério para dar certo: atenda as pessoas e trate as pessoas como gostaria de ser atendido, essa é a dica do sucesso. Não tem nada melhor que você ser atendido de uma maneira agradável, humana e sair com um sorriso no rosto.


E os desafios, como o empreendedor Felipe costuma lidar com eles?


Empreender requer renúncias, costumes e estar aberto para o novo todos os dias. Nunca foi fácil e, por várias vezes, estamos deixando de fazer algo nosso para produzir para nossa empresa. 
Nos meus momentos de desafios, costumo enxergar como uma oportunidade de melhorar e buscar novas ideias para sair na frente do concorrente. 


Quem é o Felipe Aniceto: a pessoa por trás do Empreendedor?
Felipe Aniceto é uma pessoa que adora o que faz, procura entender as pessoas, humano, investe no bem estar das pessoas ao seu redor, acessível e amigo. 
Gosto de estar com família, fazer viagem familiar, pai de Noah Gabriel que lhe traz toda força do mundo para acordar e para vencer todos os dias.