Participando da programação do REC’n’Play 2024, a governadora Raquel Lyra entregou, nesta sexta-feira (8), a premiação aos vencedores da final da Batalha de Startups. A grande premiação da noite foi a imersão no Programa de Aceleração e Internacionalização de Negócios no Porto Digital Europa, lançado no último mês de outubro pela gestora, em Portugal. Realizado pela Arena de Negócios da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), o evento aconteceu no Museu Cais do Sertão e contou com a presença da vice-governadora Priscila Krause e do presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.
Para esta edição do REC’n’Play, o Governo de Pernambuco está investindo R$ 1,84 milhão, por meio de diferentes órgãos e secretarias. "É extraordinário o que acontece no REC’n’Play. Vemos os estudantes das nossas escolas públicas desenvolvendo robótica e fazendo imersões em inteligência artificial, conhecendo um pouco das oportunidades que podem ter como visão do futuro. E tivemos a Arena de Negócios da Adepe, oferecendo uma geração de oportunidades. A startup vencedora será acelerada no Porto Digital Europa, com o programa que lançamos no mês passado, em Portugal. Parabenizo o Porto Digital por esse evento incrível, que contou com o investimento do Governo do Estado para que Pernambuco fortaleça seu ambiente de ciência, tecnologia e formação de mão de obra extremamente qualificada", destacou Raquel Lyra.
A Batalha de Startups é uma competição entre 36 startups, selecionadas de um total de 126 concorrentes, que aconteceu durante três dias. As startups foram avaliadas por critérios como qualidade da equipe, produto/serviço, modelo de negócio e potencial de mercado. O objetivo é reconhecer e premiar as três startups mais inovadoras e de maior impacto.
A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro, afirmou que a imersão da startup no Porto Digital Europa será financiada pelo Governo do Estado. "Nada melhor do que premiar a startup vencedora com o programa de internacionalização do Porto Digital Europa. Então a imersão será de seis meses em Portugal, toda financiada pelo Governo de Pernambuco. O César participou oferecendo a passagem aérea para o vencedor. Então estamos focando na internacionalização, para que as empresas possam garantir seu desenvolvimento", disse.
Ganhador do primeiro lugar da Batalha de Startups, Eduardo Breda é do Rio Grande do Sul e concorreu com a Bubuyog, empresa que conecta indústrias, construtoras e distribuidoras de matéria-prima. "Esse é o reconhecimento do trabalho de todo o nosso time. Nós temos um marketplace de aço focado em eliminar o desperdício desse commodity no Brasil para contribuir com o meio ambiente. A premiação demonstra que vale a pena sonhar com o trabalho conjunto. Só tenho a agradecer", comemorou.
O presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, destacou que a tendência é que o evento cresça ainda mais nos próximos anos. “O REC’n’Play é o evento de mobilização mais importante que nós temos e o apoio do Governo de Pernambuco é fundamental, sobretudo na área de negócios, que estamos fazendo pelo segundo ano. A tendência é crescer ainda mais na edição do próximo ano. Não se faz inovação sem gente. Por isso, agradeço a todos que estão trabalhando intensamente para que esse evento possa acontecer", disse.
Antes da premiação, a governadora realizou uma caminhada para conhecer os stands do festival instalados na Avenida Rio Branco e na Rua do Bom Jesus. Na ocasião, a gestora encontrou a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.
Acompanharam a governadora na agenda os secretários estaduais Cacau de Paula (Cultura), Túlio Vilaça (Casa Civil), Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), a presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Renata Borba, o presidente da Adepe, André Teixeira, e o presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Eduardo Loyo.
Fotos: Hesíodo Góes/Secom