No Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino, 19 de novembro, aconteceu no belo cenário do Restaurante Famiglia Giuliano, no bairro de Boa Viagem, no Recife. O Encontro de Empreendedorismo Feminino de Pernambuco uniu dezenas de mulheres em um networking para conectar mentes e oportunidades.
O evento teve como mestra de cerimônias, a jornalista e apresentadora da TV Tribuna, Eliane Nóbrega, que se mostrou entusiasmada com a participação no evento. “A gente precisa realmente de eventos assim pra gente se fortalecer, se unir, se conhecer, debater, discutir também caminhos, como é que a gente vai se fortalecer”.
A primeira palestra foi sobre o Poder do Networking, com a palestrante e empreendedora Andréa Rodrigues. Ela contou sobre sua trajetória e de como um primeiro cliente foi indicando-a a outros e dessa forma, pôde crescer profissionalmente. “Eu acho que o network é muito mais servido do que ser servido. Na hora que a gente serve, na hora que a gente atende uma necessidade ou uma dor, essa pessoa jamais esquece de você”, afirma.
A apresentação seguinte foi um assunto sobre a saúde do cérebro e o sono. A neurocientista Rosângela Haydem contou como foi estudar para ajudar no tratamento de sua mãe, que sofre de Alzheimer. Com o tempo, as pesquisas e os conhecimentos, descobriu que o grande segredo em manter a saúde cerebral é o sono. “Se você que é empreendedora, você tem um sentimento mais elevado. Conta pra pagar, material pra entregar, qualquer que seja a sua atividade. Como você é o seu próprio chefe, você não consegue dormir com as preocupações. Qual é a minha indicação? Durma. Faça de tudo pra dormir”. Até porque, sem saúde, não se empreende.
Em seguida, o momento do networking, onde as empreendedoras trocaram ideias umas com as outras e eu aproveitei para gravar entrevistas, como a que fiz com Rúbia Vasconcelos, que organizou o evento. “É muito gratificante poder estar juntamente com referências, porque a gente acredita muito nessa força de somar. A gente vem muito nesse viés de gerar cada vez mais e mais e mais comunidades que sejam efetivas. E com isso, a gente consegue entender que a gente realmente faz a entrega de conhecimento, de ações que de fato mudem a vida das mulheres”.
Valdistela Caú é palestrante, mas dessa vez estava como convidada e é conhecida por ter uma trajetória única como empreendedora. Perguntei a ela o que ela aconselharia para quem quer começar a empreender, independente da área. “Em primeiro lugar, planejamento. o planejamento, até para que você possa se preparar para possíveis imprevistos. Então, esse planejamento requer realmente que ele seja realizado”, afirma. Um lugar incrível, um evento e tanto, mulheres de vários ramos profissionais, uma equipe bem treinada, tudo pronto para dar certo em um dia tão especial. A energia de empreender é única e quando se forma uma rede de mulheres que têm o mesmo pensamento, a gente sabe que, ainda que o caminho seja difícil, a linha de chegada está no caminho. É só não desistir, ainda que precise se reinventar.