quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Mostra destaca resistência dos baobás, na era dos extremos


Com 14 fotografias, a exposição “Pernambuco, Jardim dos Baobás” integra a programação da Fliporto, que acontecerá de 14 a 17 de novembro, no Mercado Eufrásio Barbosa em Olinda. Do Litoral ao Sertão pernambucano há nada menos que 153 pés de baobás. O Estado reúne a maior quantidade da espécie no mundo, depois da África, segundo o jornalista e fotógrafo Marcus Prado, responsável por uma pesquisa que percorreu 700 km no estado, da cidade de Itamaracá, na Região Metropolitana, ao município de Araripina, no Sertão. 

Foram feitas mais de mil fotografias. Com curadoria do escritor Antônio Campos, 14 imagens vão compor a exposição “Pernambuco, Jardim dos Baobás”, dentro da programação de meio ambiente na XIII Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), de 14 a 17 de novembro. A exposição acontecerá no Solar da Marquesa, próximo ao Eufrásio Barbosa, que possui um belo Baobá. 

“O baobá carrega muitos símbolos. Nesta hora de tantas incertezas, separações de povos, migrações em todos os continentes, guerras entre irmãos e vizinhos, essa árvore, símbolo da África Negra, representa a força, a superação. E deve ser preservada e semeada”, destaca o escritor e curador da Fliporto Antônio Campos, autor do livro ‘Pernambuco, jardins de baobás”. O livro foi lançado nas versões impressas e e-book. Dos mais de cem baobás existentes no Estado, o mais famoso está na Praça da República, em frente ao Palácio do Campo das Princesas, no bairro de Santo Antônio, Centro do Recife. Ele integra a mostra. “A espécie pode chegar a três mil anos e é chamada árvore da vida”, observa Antônio Campos. 


*A árvore -* O baobá fornece alimento e água, além de matéria-prima para roupas, enfeites e doces. Armazena mais de 120 mil litros de água no tronco e o fruto, de miolo comestível, tem duas vezes mais cálcio que o leite e seis vezes mais vitamina C que a laranja. É também rico em antioxidantes, ferro e potássio. A planta floresce no verão. Sua flor, grande e branca, vive apenas um dia.

Exposição: Pernambuco, Jardim dos Baobás. 
Realização: Antônio Campos/Instituto Baobá/Fliporto.
Textos e livro: Pernambuco, Jardim dos Baobás, Antônio Campos. 
Fotografias: Marcus Prado. 
Impressão das fotos: SuperLab.
Apoios: Consulado da Marquesa, Consulado do Senegal e Fliporto.

*Fliporto 2024 -* A XIII Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto) retorna a Olinda após seis anos de pausa, trazendo uma celebração vibrante da literatura e da cultura de 14 a 17 de novembro de 2024, no histórico Mercado Eufrásio Barbosa. Sob curadoria de Antônio Campos, o evento homenageia o escritor Raimundo Carrero e Chico Science, líder do movimento Manguebeat, pelos 30 anos do disco “Da Lama ao Caos”, da Nação Zumbi. A programação inclui mesas-redondas, conferências e saraus, promovendo a interação entre literatura, música e artes visuais. Rosiska Darcy de Oliveira abre o evento com a palestra “Os tempos que correm”, e uma conferência com a jornalista Lorena Calábria e Goretti França, irmã de Chico Science, discutirá o impacto cultural do álbum. Entre as novidades estão o lançamento do “Prêmio Caminhos”, voltado a novos talentos literários, e a plataforma “Fliporto em Movimento”, que amplia o acesso à cultura local. Parte do evento, o Olinda das Artes/Fliporto integra 50 ateliês e homenagens ao pintor Di Farias. Apoiada pela Lei Rouanet e pelo Governo de Pernambuco, a Fliporto 2024 terá entrada e transporte gratuitos e já vislumbra uma edição internacional simultânea em Aveiro, Portugal, em 2025.

Com entrada gratuita e apoio de patrocinadores como Governo Federal, Copergás, Fundarpe, Porto Digital, Porto de Suape e Universidade de Coimbra, a Fliporto 2024 é realizada pelo Instituto Asa Branca e a programação completa e mais informações podem ser acompanhadas pelo instagram: @fliporto.

*Apoiadores e patrocinadores -* Governo Federal, Governo de Pernambuco, Porto Digital, Copergás, Suape, Sandrin Planejados, Fundarpe, Adepe, CEPE, Academia Brasileira de Letras, Academia Pernambucana de Letras, UBE/PE, Instituto Camões, Fundarpe, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Universidade de Coimbra, Livraria do Jardim, Uninassau e Gabinete Português de Leitura.  

SERVIÇO: 
Olinda das Artes
Quando: Dias 14 a 17 de novembro de 2024
Onde: Ateliês do Sítio Histórico, em Olinda
Acesso: Gratuito
Mais informações: http://fliporto.com.br/ (site) e @fliporto (Instagram) 

Fliporto 2024 - XIII Festa Literária Internacional de Pernambuco
Quando: Dias 14 a 17 de novembro de 2024
Onde: Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda
Acesso: Gratuito
Mais informações: @olindadasartes (Instagram)