Na última quinta-feira, 28 de novembro, Itamaracá foi palco de mais uma celebração cultural com o lançamento do livro “Pernambuco: Folclore e Folguedos”, do artista visual Pedro Índio. O evento foi na EREM Alberto Augusto de Moraes Pradines, no bairro do Pilar, e contou com uma programação especial, incluindo um bate-papo com o autor, apresentação do grupo Nossa Cultura tem Som e distribuição gratuita de exemplares.
O livro, que homenageia as riquezas do folclore pernambucano como o Maracatu, Frevo, Pastoril e Ciranda, já teve outros lançamentos de destaque neste mês. No dia 17 de novembro, foi apresentado na Fliporto 2024, em Olinda, durante o último dia da Festa Literária de Pernambuco, no Mercado Eufrásio Barbosa. Na última terça-feira, 26 de novembro, foi uma vez de Nazaré da Mata, Terra do Maracatu Rural, recebendo o evento, consolidando a turnê da obra por importantes cidades pernambucanas.
Segundo Pedro Índio, “Pernambuco: Folclore e Folguedos” é uma celebração visual e textual das manifestações populares que compõem a identidade do estado. As páginas trazem ilustrações e textos que exaltam a energia vibrante do Frevo, a tradição do Pastoril, a força do Maracatu Rural e a ciranda de Itamaracá, terra conhecida por sua forte tradição nesse folguedo.
Além da distribuição de exemplares, o projeto busca promover o diálogo com as comunidades locais e incentivar a preservação da memória cultural pernambucana. “Este livro é uma ponte entre o passado e o futuro, um convite para a valorização do nosso patrimônio imaterial”, destaca o artista.
O evento em Itamaracá foi um marco na turnê, destacando o compromisso do projeto com a democratização do acesso à cultura e a valorização das tradições populares do estado numa iniciativa viabilizada com incentivo cultural através da Lei Rouanet. Desenvolvido pela ADCE Produções Culturais com a Mirada Janela, “Pernambuco: Folclore e Folguedos” é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale e Neoenergia/Eletrobras.