A disputa do Sport com a Chapecoense, neste domingo (10/11), na Ilha do Retiro, não será apenas decisiva na 36ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A partida, que ocorrerá às 18h30, ganhará um elemento surpresa para embalar jogadores e também torcedores. Pela primeira vez, crianças e jovens que integram o projeto Orquestra Criança Cidadã vão executar, no início do jogo, os hinos nacional e o oficial do time rubro-negro, na Ilha do Retiro.
“É um momento para torcer, mas também para mostrar que a música pode transformar pessoas, assim como o futebol também faz. Por isso, apoiamos e incentivamos o futebol pernambucano e a Orquestra Criança Cidadã, adiantou o CEO do Grupo Dislub Equador, Sérgio Lins.
Música adaptado ao clássico
Os pequenos aprendizes de músicos ensaiaram, gravaram em estúdio e vão executar, lá na hora, o hino do time rubro-negro e o do País, em campo. Arranjos foram elaborados e a música foi adaptada especialmente para o mundo clássico de instrumentos de cordas, sopros e percussão. Uma ação diferente para quem vai ao estádio torcer pelo seu time favorito.
Com 18 anos de atuação social, a Orquestra Criança Cidadã tem destaque internacional e resgata crianças em situação de vulnerabilidade. Há pelo menos cinco anos conta com apoio financeiro do Grupo Dislub Equador. O projeto social já participou de diversos festivais internacionais e já se apresentou até para o Papa Francisco.
Apoio
No dia a dia, os alunos contam com aulas de instrumentos de cordas, sopros e percussão, teoria musical, flauta doce e canto coral. O projeto oferece também apoio pedagógico, atendimento psicológico, médico e odontológico, aulas de inclusão digital, fornecimento de refeições e fardamento.