A XIII Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto) movimenta Olinda neste sábado, dia 16 de novembro, com uma programação vibrante que combina literatura, música e cultura. Sob o tema da celebração de marcos culturais e literários, o evento acontece no histórico Mercado Eufrásio Barbosa, reunindo artistas, escritores e especialistas para homenagear o passado e inspirar o presente.
Entre os destaques, às 14h30, no Teatro Fernando Santa Cruz, a jornalista e escritora Lorena Calábria comanda uma conferência sobre os 30 anos do icônico álbum *Da Lama ao Caos*, de Chico Science & Nação Zumbi, marco do movimento Manguebeat. Ao lado do produtor musical Liminha e de Goretti França, irmã de Chico Science, Lorena discutirá o impacto cultural do álbum. “Mesmo 30 anos depois, o disco continua revolucionário. Ele não apenas fundiu maracatu, rock e hip-hop de forma inédita, mas colocou a cultura pernambucana no mapa mundial”, afirma Calábria. O evento ainda terá intervenções da DJ Vibra, que promete releituras modernas do repertório.
No mesmo dia, às 16h30, na Sala Asa Branca, o jornalista e barista Romoaldo de Souza convida os visitantes a um mergulho sensorial na relação entre café e literatura. “O café e a literatura caminham juntos há séculos, como combustível para a criatividade. É inspirador falar disso em Olinda, onde a história e os sabores se encontram”, reflete Romoaldo. Durante a roda de conversa, ele compartilhará histórias sobre cafés especiais e declamará seu conto *Paralelo 14*, enquanto prepara e oferece degustações da bebida ao público.
A programação do dia também inclui oficinas de artes plásticas e xilogravura, às 14h; a palestra “Os 500 Anos de Camões” com João Morgado, às 17h; e o Sarau “Olinda em Estado de Poesia”, às 18h. À noite, o Palco Marins dos Caetés será palco do Campeonato Pernambucano de Poetas e Cantadores de Viola, às 19h, celebrando a cultura popular nordestina.
Encerrando as reflexões sobre Chico Science, Goretti França destaca a atualidade de sua obra: “Chico foi visionário. Ele transformou desigualdade social e caos urbano em arte que ainda ressoa nas escolas, nas ruas e nos palcos. Sua música é eterna.”
A Fliporto 2024 segue até domingo, 17 de novembro, celebrando a união de literatura, arte e memória. A entrada é gratuita, e a programação completa pode ser conferida no Instagram oficial do evento, @fliporto.
Com entrada gratuita e apoio de patrocinadores como Governo Federal, Copergás, Fundarpe, Porto Digital, Porto de Suape e Universidade de Coimbra, a Fliporto 2024 é realizada pelo Instituto Asa Branca e a programação completa e mais informações podem ser acompanhadas pelo instagram: @fliporto.
Apoiadores e patrocinadores - Governo Federal, Governo de Pernambuco, Porto Digital, Copergás, Suape, Sandrin Planejados, Fundarpe, Adepe, CEPE, Academia Brasileira de Letras, Academia Pernambucana de Letras, UBE/PE, Instituto Camões, Fundarpe, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Universidade de Coimbra, Livraria do Jardim, Uninassau e Gabinete Português de Leitura.
* Programação deste sábado, dia 16 de novembro
10h00 - Palestra "A Luso Brasilidade Musical" com o escritor Igor Lopes, no Teatro Fernando Santa Cruz.
10h30 - Lançamento do livro "Acessibilidade Digital em Conteúdos Didáticos para Pessoas com Deficiência Intelectual" com a pesquisadora Christiane de Melo, na Livraria Oficial.
11h00 - Conferência "Literatura e Universidades" com a professora Angélica Guilherme e convidados, no Teatro Fernando Santa Cruz.
14h00 - Oficinas de artes plásticas, grafitagem e xilogravura pelo projeto "Olinda das Artes", na Galeria 02 do Mercado.
14h30 - Conferência sobre os 30 anos do Movimento Manguebeat com a jornalista Lorena Calábria e participação da DJ Vibra e Goreti França, irmã de Chico Science, no Teatro Fernando Santa Cruz.
16h30 - Roda de conversa "Os Cafés Especiais e as Impurezas do Café do Dia a Dia" com o jornalista Romoaldo de Souza, na Sala Asa Branca.
17h00 - Palestra sobre os 500 anos do nascimento de Camões, com o escritor português João Morgado, no Teatro Fernando Santa Cruz.
18h00 - Sarau com o tema "Olinda em Estado de Poesia" no Palco Marins dos Caetés, área dos jardins.
19h00 - Campeonato Pernambucano de Poetas e Cantadores de Viola, com Ivanildo Vila Nova e Zé Carlos do Pajeú, no Palco Marins dos Caetés.
19h30 - Peça teatral "A Última Noite de Kafka", em homenagem aos 100 anos de falecimento de Kafka, no Teatro Fernando Santa Cruz.
SERVIÇO:
Olinda das Artes - Quando: Dias 14 a 17 de novembro de 2024
Onde: Ateliês do Sítio Histórico, em Olinda
Acesso: Gratuito
Mais Informações: http://fliporto.com.br/ (site) e @fliporto (Instagram)
Fliporto 2024 - XIII Festa Literária Internacional de Pernambuco
Quando: Dias 14 a 17 de novembro de 2024
Onde: Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda
Acesso: Gratuito
Mais informações: @olindadasartes (Instagram)