segunda-feira, 4 de novembro de 2024

Festival REC’n’Play está com inscrições abertas para mais de 600 atividades gratuitas


Com o tema "O Futuro Nos Conecta", o Festival REC’n’Play 2024 é um evento marcado na agenda para quem se interessa por tecnologia, inovação, negócios, cultura e entretenimento. Em sua 6ª edição, de 6 a 9 de novembro, o festival ocupará ruas e prédios históricos do Bairro do Recife, área central da capital pernambucana. Durante os quatro dias, o maior evento de tecnologia e inovação gratuito do Brasil promete uma extensa programação. Serão mais de 600 atividades e mais de 1.500 horas de programação entre palestras, workshops, debates, arenas temáticas e shows.

Para ter acesso às atividades é necessário o Passaporte REC’n’Play, que pode ser adquirido gratuitamente pelo site https://recnplay.pe. A inscrição, válida para toda a programação, é gratuita e pode ser feita pelo link até o último dia do evento.

Conhecido como o Carnaval do Conhecimento, o REC’n’Play é para todas as pessoas, de todas as idades e áreas de interesse. Seja estudante, empreendedor, profissional de startup ou apenas alguém em busca de novas conexões e ideias, o evento é um lugar para se inspirar e tem como objetivo aproximar o público de temas como tecnologia, inovação, economia criativa e empreendedorismo. Nesta edição, as atividades estarão divididas nos eixos temáticos Cidades e Sociedade, Economia Criativa, Negócios e Tecnologia.

“Chegamos a nossa 6ª edição como uma referência entre festivais que promovem integração, conexões genuínas e valorizando o que temos de melhor localmente. Teremos toda uma estrutura robusta para promover networking, fomentar novos negócios e debates que possam impactar todo um ecossistema, não só de tecnologia e inovação, mas de empreendedorismo, cultura e educação com um olhar atento para o futuro”, destaca Pierre Lucena, presidente do Porto Digital.

Experiências REC’n’Play

Como novidade, o REC'n'Play 2024 terá um espaço dedicado à Inteligência Artificial (IA). O local reunirá atividades com imersões, vivências e experiências para todos os públicos. A temática, que tem tomado cada vez mais importância na vida de pessoas, empresas, organizações e governo, será abordada para trazer a discussão para o centro da vivência no Festival.

Uma das principais atrações deste ano é a Arena de Negócios, que busca conectar startups, empresas tradicionais e investidores. Além da participação de mais de 120 startups expondo suas soluções, a Arena também sediará uma competição com prêmios para as três melhores startups, incluindo uma imersão internacional no Porto Digital Europa para a grande vencedora.

Entre as ações de conexão que acontecerão na Arena de Negócios está o Roadshow Fast Motion, uma iniciativa do Sebrae/PE e do Porto Digital que irá apresentar startups pernambucanas em fase de tração a potenciais investidores do país, em parceria com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups). "Estamos promovendo essa ação porque entendemos que essa é uma oportunidade de fomentar o empreendedorismo e impulsionar o ecossistema de inovação. O papel do Sebrae envolve apoiar os negócios inovadores que podem gerar impactos positivos para nosso estado", afirmou o superintendente do Sebrae/PE, Murilo Guerra.

Já os apaixonados por jogos eletrônicos poderão aproveitar a Arena Gamer, que, nesta edição, terá 3 vezes mais a quantidade de máquinas e equipamentos em relação ao ano anterior. O espaço vai abrigar computadores e consoles de última geração e promover diferentes experiências com jogos e disputas virtuais.

A Arena de Robôs também retorna e será um espaço onde a inovação e o entretenimento se encontram. O público poderá acompanhar demonstrações de robótica e batalhas entre equipes, além de estar em um ambiente onde jovens talentos e profissionais da área terão a oportunidade de trocar experiências e se inspirarem para futuras inovações.

As crianças contarão com um espaço seguro e cheio de entretenimento para curtir com a família. O polo infantil oferecerá diversas atividades educativas, como oficinas, exposições e contação de histórias, unindo aprendizado e diversão.

“Acreditamos que este festival é um movimento essencial para a democratização da informação e o fomento de conexões significativas. As iniciativas gamers e de e-sports são janelas de possibilidades que atraem um público jovem e ávido por conhecimento. Temos um evento repleto de temas inspiradores com a intersecção entre inovação, tecnologia, comunicação e cultura; isso não apenas molda esse futuro, mas também inspira novos talentos. Juntos, estamos construindo um legado colaborativo e vibrante para as próximas gerações”, destaca Queiroz Filho, CEO da Ampla Comunicação.


O REC’n’Play 2024 é uma realização do Porto Digital, Ampla Comunicação e Sebrae Pernambuco.

Aplicativo REC’n’Play 2024

O aplicativo do REC’n’Play 2024 está disponível para iOS e Android na App Store e no Google Play. Nele, o público pode conferir a programação do Festival, montar uma agenda customizada com as palestras a que pretendem assistir, acessar o mapa do evento com todas as informações das salas que terão atividades, ter notícias em primeira mão do evento e mais: poderá ainda solicitar seu certificado de participação diretamente no app após o fim do Festival. Para baixar, basta procurar na loja de aplicativos do seu smarthphone por “REC’n’Play 2024”.

Sobre o Porto Digital

O Porto Digital é o principal distrito de inovação da América Latina há mais de 23 anos, com ecossistemas colaborativos que visam transformar o entorno com novas tecnologias, economia criativa e ferramentas que melhoram a vida em sociedade. Localizado na área histórica da cidade do Recife, sua atuação abrange os setores de produção de software, serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa. Atualmente, o parque conta com mais de 18 mil colaboradores distribuídos em mais de 415 empresas, gerando um faturamento anual de R$ 5,4 bilhões. Além disso, expandiu sua presença para Caruaru, Goiás e Portugal.

Para acompanhar notícias em tempo real sobre o Porto Digital acesse: https://jornaldigital.recife.br/

Sobre a Ampla Comunicação

A partir da premissa de ser uma agência "menos do mesmo", a Ampla, ao longo de quase cinco décadas, traz no seu DNA uma constante capacidade de transformação e reinvenção. Hoje, em uma cultura de inovação ancorada em modelo data driven e integrado a toda força criativa e multicultural de suas origens, desempenha papel crucial no desenvolvimento, aceleração e consolidação de algumas das mais relevantes empresas do País. Com operações em Recife, Pernambuco (dentro do Porto Digital), e em Vitória, Espírito Santo (dentro do Base27), sua atuação vai além desses espaços físicos e conecta cerca de 200 profissionais espalhados pelo Brasil e exterior, em sistema de trabalho remote first.

Sobre o Sebrae PE

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Sebrae/PE) é uma entidade privada que, há mais de 50 anos, promove o empreendedorismo e a competitividade dos pequenos negócios do estado. Sua atuação inclui a articulação de políticas públicas para o fortalecimento do ambiente de negócios, projetos de fomento e desenvolvimento, orientação empresarial, entre outras iniciativas. Com sete escritórios regionais, além de uma ampla rede de parceiros, oferece consultorias, orientações, capacitações e serviços tecnológicos e de inovação, atendendo desde potenciais empreendedores até negócios consolidados em busca de crescimento.

O REC’n’Play 2024 é apresentado pelo Banco do Brasil, com parceria de conteúdo da Globo, patrocínio premium da Prefeitura da Cidade do Recife e Governo do Estado de Pernambuco. A parceria estratégica é feita pela ADEPE, EMPETUR, FUNDARPE, Secretaria da Cultura do Estado de Pernambuco, Recentro e Fundação de Cultura Cidade do Recife. Com patrocínio da SERPRO, Petrobras, FINEP, Governo Federal, Solar Coca-Cola, Jalan, CONFEA, CREA-PE, Mutua PE, Suape, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Fecomércio PE, Algar Telecom, Grupo Moura, Mondelez, Shopping Recife, Deloitte, NNT DATA, CESAR School, Rede Munda Mundo, ABA, Ambev e UNIAESO. Os parceiros de mídia são: Zygon, VideoPorto, Bandeirantes Mídia OOH, RZK Digital, TREND, Onomatopeia, Music FM, Lift Mídia, Jovem Pan, Eletromídia, Hits FM e Nova Brasil FM.