Com o objetivo consolidar o cronograma da última atividade da Comissão Interinstitucional do Sinase (CIS) em 2024, a equipe da Gerência Geral do Sistema Socioeducativo da Secretaria da Criança e Juventude de Pernambuco (SCJ-PE) visitou, nesta segunda-feira (25), o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Timbaúba, na Zona da Mata Norte do estado. A reunião é a 32ª do colegiado e teve como foco a apresentação in loco de práticas exitosas em implementação e desenvolvimento no sistema socioeducativo de Pernambuco.
A atividade foi conduzida por meio de uma visita guiada, a fim de promover o conhecimento prático dos avanços do atendimento socioeducativo em Pernambuco, além de fortalecer a intersetorialidade das políticas públicas no âmbito socioeducativo no estado. Para o gerente geral do Sistema Socioeducativo da SCJ-PE e coordenador da CIS, Carlos Diego Souza, a iniciativa é importante e necessária porque aproxima e consolida os papéis de todos os atores envolvidos com a socioeducação. "Para que possamos evoluir com o processo da socioeducação, tanto em meio fechado quanto em meio aberto, é fundamental conhecer de perto a realidade desses jovens e adolescentes. Por isso, a realização da reunião se deu em uma unidade da Funase", destacou o gestor.
A dinâmica também contou com a presença de membros da CIS, composta pela Funase-PE, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) e das Secretarias Estaduais de Educação e Esportes; Justiça e Direitos Humanos e Prevenção à Violência; Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional; Saúde; Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação; Defesa Social; Mulher; Cultura; e Turismo e Lazer, além de representantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública de Pernambuco, e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Paulista, entre outras autoridades.
Foto: Surama Negromonte/SCJ-PE