Chegando à nova sorveteria da rede Degusta, a festa estava feita. Tinha muita gente, principalmente, famílias com crianças. E o cenário não poderia ser melhor. Uma geladeira com vários sabores de paleta mexicana – cuja produção e venda deu origem à atual rede de sorveterias Degusta – e um balcão mostrando os mais variados sabores, desde os tradicionais, como frutas e chocolate, até as sobremesas em forma de sorvete, como Bolo de Rolo, Pudim de Leite Moça e Prestígio (a combinação tradicional de chocolate e coco).
E então chegou a minha hora de experimentar, afinal de contas, como eu poderia estar na inauguração de uma gelateria, sem experimentar algo? Escolhi três sabores: Leite Ninho, Prestígio e Pudim de Leite Condensado. Começando pelo pudim, achei o sabor bem forte, senti mais o caramelizado do que propriamente o leite. No prestígio, eu gostei da crocância dos fios de coco em meio ao chocolate, que não estava tão doce. Mas o meu favorito dos três foi o Leite Ninho, com seu sabor bem levinho e que lembra os tempos em que se comia leite em pó escondido e o leite “grudava” no céu da boca...
Sabores - O sabor queridinho da noite foi o de pistache. Taciana provou e aprovou. Esse fruto que tá muito na moda em todos os tipos de sobremesa, como bolos, doces e sorvetes, é uma espécie de noz rica em fibras e compostos antioxidantes. E o que me chamou mais a atenção ainda, além dos mais variados sabores e cores dos sorvetes, foi a mesa de ingredientes complementares, como pedaços de brownie, farinha láctea, leite em pó, e as caldas, que, além das tradicionais de morango, chocolate e leite condensado, também tinha as caldas de doces da marca Fini.
Além dos sabores, o local também foi preparado a fim de ser uma diversão para toda a família. Uma mesa de jogos, além de um brinquedo que mistura escorregador, pula-pula e ainda uma enorme bola com balões de aniversário girando por dentro. A garotada aproveitou cada momento e os pais acompanhavam e filmavam tudo. E pra completar a diversão, havia uma roda da fortuna, em que, quem brincasse, poderia ganhar brindes, como frasqueiras, copos Stanley e chapéus. Ah! A diversão sendo para toda a família, claro que não poderíamos esquecer que a Degusta é pet-friendly e tem opções de sobremesas geladas para os bichinhos.
História – Os empresários paulistas Bruno Zammataro e Erica Maia (com experiência no setor alimentício e no Estado desde 2010) idealizaram a Degusta em 2014, especializada só em paleteria – quando as paletas mexicanas estavam no auge do sucesso. Enquanto a concorrência da época era feita só por lojas franqueadas de outros estados ou países, a Degusta já era 100% pernambucana. Com o negócio pautado em criatividade, qualidade e inovação, o crescimento foi inevitável. Em 2017 o conceito foi mudado e a Degusta passou a ser Degusta Delícias Geladas, aumentando ainda mais o mix de delícias além das nossas famosas paletas. Em 2020, houve a fusão com o grupo Milet – do sócio Renan Milet - e a Degusta se fortaleceu ainda mais e ampliou sua capacidade de produção e logística.
Com um investimento de R$ 800 mil, a unidade localizada no bairro das Graças, no Recife, foi inaugurada para fortalecer as estratégias do grupo, incluindo sua expansão no Nordeste. Atualmente, são 10 lojas físicas distribuídas pelo Recife, Porto de Galinhas, Tamandaré, Caruaru e Pipa(RN), além de mais de 900 pontos de venda estrategicamente selecionados. O objetivo da empresa é, nos próximos 12 meses, alcançar o total de 1.200 pontos de venda e 15 lojas físicas, sendo o foco nos estados de Pernambuco, da Paraíba e da Bahia. A expectativa é crescer 35% este ano, na comparação com 2023. No momento, a Degusta tem 120 colaboradores diretos.
Dez anos de Degusta deve passar um filme na sua cabeça, hein?
Passa. Uma história muito louca de imaginar quando a gente começou, os primeiros testes, as crises que a gente passou, pandemia, e agora a gente tá aqui na décima loja inaugurando a maior loja entre as dez que a gente tem nos dez anos de Degusta.
E como você descreve a história do Degusta?
Muita resiliência. Se eu for resumir em três palavras, é resiliência, amor, e paixão. Se não fossem essas três coisas, a gente não estaria aqui hoje.
Você não é pernambucano, mas acabou adotando a nossa terra. Como é que hoje você descreve o amor por Pernambuco?
Cheguei em Pernambuco em 2010. A Degusta nasceu em 2014. Aqui eu tive dois filhos pernambucanos. Eu sou nascido em Campinas, São Paulo, mas eu me considero mais pernambucano que paulista hoje, apesar desse sotaque evidente paulista, né? Mas sou apaixonado por essa terra aqui.
E para 2025, planos futuros, ampliação da Degusta?
Com certeza. Hoje a gente tem 900 pontos de venda, a gente pretende chegar a 1.200 em 2025. Hoje nós temos essa décima loja, a gente pretende chegar em 15 lojas, mais cinco lojas em 2025.