Cerca de R$ 2,6 milhões foram investidos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em máquinas e equipamentos voltados para ações de desenvolvimento regional em Pernambuco, na área de atuação da Superintendência Regional no Recife. O maquinário foi entregue a Prefeituras Municipais e associações de produtores rurais durante o mês de outubro. Os recursos investidos são oriundos de emenda parlamentar ao Orçamento Geral da União.
No total, foram entregues 15 equipamentos: seis tratores agrícolas, sendo três de 110 cv e três de 75 cv; três grades aradoras; três arados reversíveis, além de uma retroescavadeira, uma motoniveladora e um caminhão munck.
As entidades beneficiadas foram a Associação de Moradores e dos Pequenos Agricultores e Artesãos em Redes de Pescado do Sítio Barra do Chata, no município de Agrestina; Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Serra Grande, Pau D’Arco e Regiões Adjacentes, localizada em Sairé; Associação dos Pequenos Agricultores do Sítio Batente, em São Joaquim do Monte; e Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Caibrós, situada em Bom Conselho. Foram atendidas, também, as Prefeituras Municipais de Orobó, Macaparana, Garanhuns e Xexéu.
Para o superintendente regional da Codevasf no Recife, Gustavo Melo, ações estratégicas como essas visam à melhoria da qualidade de vida da sociedade e à redução das desigualdades regionais. “Com a mecanização agrícola, podemos contribuir com o desenvolvimento econômico e social, promovendo assistência às comunidades atendidas e garantindo os direitos dos indivíduos e/ou das famílias”, enfatizou.
A Codevasf tem como missão institucional promover o desenvolvimento regional de forma integrada e sustentável nas bacias hidrográficas, contribuindo para redução das desigualdades. Para isso, investe na aquisição e doação de máquinas, implementos, veículos, equipamentos e materiais a entes parceiros — estados, municípios, consórcios de municípios e entidades sem fins lucrativos, como associações de produtores.