quarta-feira, 13 de novembro de 2024

CER IV da Fundação Altino Ventura anuncia segunda edição do Projeto Semear


O Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), da Fundação Altino Ventura (FAV) realiza nesta quinta-feira, dia 14, às 9h, no auditório da FAV, no bairro da Iputinga, em Recife, mais uma edição do Projeto Semear; uma iniciativa de pesquisa inovadora de acompanhamento do neurodesenvolvimento de crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCZV) conduzida pelo CER IV, em parceria com o Ministério da Saúde dos Estados Unidos (NIH) e o Instituto Triângulo de Pesquisa - Research Triangle Institute (RTI International).

O evento contará com a presença de representantes da RTI International, parceira da Fundação Altino Ventura, que celebrará a renovação de sua parceria para o "Semear 2". Esta continuidade reflete o compromisso da RTI em melhorar a vida das crianças afetadas pela SCZV e outras condições severas, por meio de suporte financeiro, técnico e humano. Na ocasião, haverá uma confraternização especial com os terapeutas e os profissionais que integram a equipe do CER IV.

O objetivo deste novo projeto de pesquisa é aprofundar a compreensão dos impactos a longo prazo da SCZV avaliando a progressão dos achados clínicos da síndrome: neurológica, ocular e ortopédico, além de novos achados relacionados a condição clínica como alterações endócrinas e metabólicas. Além de continuar acompanhando o neurodesenvolvimento das crianças e qualidade de vida das famílias.   

*Projeto Semear*

O Projeto Semear teve a duração de cinco anos *(2018-2023)*, e visa acompanhar o neurodesenvolvimento de 200 crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCZV) e avaliar os impactos desta condição para suas famílias. Durante esse período, as crianças foram monitoradas através de visitas trimestrais, que permitiram aos especialistas observar e documentar de perto o desenvolvimento e as necessidades dos pacientes.

Na fase inicial do Projeto, os critérios de inclusão garantiram uma seleção criteriosa dos participantes, apenas crianças com o teste positivo para o vírus foram incluídas. Não poderiam apresentar infecções associadas, como as do grupo TORCHS (sífilis, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus - CMV - e HIV) e a identificação de achados neurológicos e oftalmológicos compatíveis com a SCZV, reforçando o foco específico do estudo.

*Apoio da RTI International e Impacto Social*

A RTI International, uma organização sem fins lucrativos com sede nos Estados Unidos, é reconhecida mundialmente por suas pesquisas e inovações sociais em saúde, educação e sustentabilidade. Com a missão de melhorar a condição humana, a RTI atua em mais de 75 países e apoia o Projeto Semear da FAV com recursos financeiros e conhecimento técnico, essenciais para a promoção de tecnologias assistivas e desenvolvimento social no CER IV. A RTI já contribuiu com a doação de materiais básicos, itens pedagógicos e equipamentos especializados, que ajudam no desenvolvimento e inclusão das crianças assistidas.

*CER IV*

O Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), da Fundação Altino Ventura (FAV), em Recife, é um dos maiores centros do Norte-Nordeste do Brasil dedicado à reabilitação de pessoas com deficiência. O CER IV oferece serviços especializados para pessoas com deficiências e é habilitado pelo ministério da saúde para atender nas quatro modalidades: visuais, auditivas, físicas e intelectuais, através de uma abordagem multidisciplinar que inclui tratamentos médicos, fisioterapêuticos, psicológicos e terapias ocupacionais. Cada paciente é acolhido com atendimento humanizado e integral, visando promover a autonomia, a inclusão e a melhoria da qualidade de vida, tanto dos pacientes, quanto dos seus familiares e ou cuidadores.

*Equipe Multidisciplinar e Atendimento Humanizado*

A equipe do CER IV é composta por profissionais qualificados, incluindo médicos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, entre outros. Essa diversidade de especializações permite que cada paciente receba um acompanhamento que atenda a suas necessidades físicas e emocionais, promovendo inclusão e facilitando a integração social.

Com o apoio da RTI International e do NIH, a FAV fortalece seu compromisso com a acessibilidade e a reabilitação integral, fazendo do CER IV um centro de referência que transforma vidas e promove um futuro mais inclusivo.