quinta-feira, 14 de novembro de 2024

Centro de Medicina Preventiva do HSE realiza evento para marcar o Dia Mundial do Diabetes


Pacientes atendidos pelo Centro de Medicina Preventiva (Cempre), do Hospital dos Servidores do Estado (HSE), tiveram uma manhã de orientações e dicas sobre como conviver com o Diabetes e as formas de prevenção. O evento promovido pela equipe multidisciplinar do centro, marcou o Dia Mundial de combate a doença, 14 de novembro. Palestras, teste de glicose e lanche saudável movimentaram pacientes e médicos.

No auditório, os profissionais (clínico geral, endocrinologista, nutricionista, enfermeira e assistente social) acolheram as pessoas e apresentaram a definição do Diabetes, que é uma doença silenciosa e a principal causa de amputações de membros inferiores; as consequências dos altos níveis de glicose no sangue; como conviver com a doença; e a prevenção. Segundo a médica clínica Alice Arruda, “os altos níveis de açúcar no sangue aumentam a morbidade, que são os agravos à saúde da população, e a mortalidade, pois provocam doenças cardiovasculares, infarto e AVC, além de problemas na visão”.

Mas como evitar? De acordo com as dicas dos profissionais, é importante a consulta regular ao médico, manter a glicemia sob controle, o índice ideal no jejum é de 70 a 99mg/dl, e após as refeições, até 180 mg/dl, e não esquecer da prática de exercícios físicos. A alimentação também é primordial: comer a cada três horas sem exageros e consumir vegetais verdes, frutas, cereais e grãos.

Glauce da Silva Galvão, 69, aposentada, tem Diabetes e estava muito empolgada com as atividades. “Cada vez mais a população do mundo está ficando com essa doença, o alerta é necessário, e a equipe de médicos do centro nos orienta muito bem”, explica.  

Já Osmarina de Siqueira, 74, está pré-diabética, começou a frequentar o Cempre como ouvinte, acompanhando a irmã, hoje integra o grupo, que é formado por 500 pacientes, sendo 200 portadores da Diabetes e os demais com Hipertensão. “Acho necessário esse evento para a prevenção. Aqui somos bem acolhidos e recebemos orientações, principalmente, sobre o que comer e o que beber para não aumentar a glicose”, destaca a professora aposentada. A programação contou ainda com uma mesa farta, com pratos preparados pelas pacientes com orientação da nutricionista. O grupo também realizou teste de glicose no centro.

O Centro de Medicina Preventiva do HSE funciona na Rua da Hora, 862, bairro do Espinheiro. No local também são atendidos egressos clínicos, pacientes que estavam internados e receberam alta, para continuidade do tratamento. O Cempre conta ainda com um posto de vacinação.