sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Câncer é a primeira causa de morte por doença em crianças e adolescentes entre 1 até os 19 anos, no Brasil

 

No Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil, evidenciado em 23 de novembro, reforça-se que o câncer é a primeira causa de morte por doença em crianças e adolescentes entre 1 até os 19 anos, no Brasil. Todos os anos, são previstos 7.930 novos casos da doença em crianças e adolescentes brasileiros, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), desses, 410 ocorrem em Pernambuco.

Segundo Monique Martins (foto), oncologista pediatra do Hospital Santa Joana Recife, na data, também é necessário destacar a importância do diagnóstico precoce para melhorar as chances de cura das crianças e adolescentes. “Com a detecção precoce é possível iniciar um tratamento mais rápido e mais assertivo, com índices de cura muito mais elevados. Devemos ficar sempre atentos a sinais como palidez, febre persistente, perda de peso, inchaços, dores ósseas e manchinhas roxas na pele sem motivo aparente”, informa.

“Muitos não sabem, mas em crianças e adolescentes, o câncer possui características distintas em relação aos adultos, e em geral, costuma crescer de forma mais acelerada. Outra observação, é que na maior parte dos casos, não há relação com fatores ambientais ou de estilo de vida, como ocorre na fase adulta”, acrescenta a médica.

Ainda de acordo com a especialista, os tipos mais comuns de câncer infantojuvenil são leucemia, linfoma e tumores do sistema nervoso central. “Precisamos ressaltar que, muitas vezes, o diagnóstico é difícil, tendo em vista que sinais e sintomas se assemelham a doenças comuns da infância, por isso, é aconselhado procurar especialista no caso de insistência dos sintomas citados”, afirma a oncologista.

Foto: Vanessa Dias