O prefeito de Goiana, Eduardo Honório, participou na manhã desta terça-feira (19) da audiência pública de implantação de um novo campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) no município.
O evento serviu para discutir sobre os novos cursos que poderão ser ofertados no Campus Goiana do IFPE. A audiência pública aconteceu no auditório do Sesc Ler Goiana com a presenca de professores, estudantes da rede municipal de ensino, empresários, representantes políticos, de movimentos sociais e da sociedade civil. "Este foi um processo de escuta ativa para coleta de informações que atendam às necessidades reais da nossa comunidade que venham promover o desenvolvimento regional através da educação", destacou Maria Goretti, secretária de Educação e Inovação de Goiana.
Hoje, o IFPE tem 16 Campus espalhados no Estado com 12 polos EAD e 188 cursos. "São aproximadamente 30 mil estudantes que estamos formando e estamos felizes em chegar em Goiana a partir de eixos tecnológicos embasados em dados censitários, econômicos e educacionais da região", enfatizou o reitor do IFPE, José Carlos de Sá Júnior.
De acordo com o previsto, o novo campus deverá comportar 1.400 estudantes, com 16 salas de aula 12 laboratórios, diversas áreas de convivência, entre outros espaços. Na audiência pública, a equipe do IFPE apresentou os eixos tecnológicos de Ambiente e Saúde; Produção Industrial; Controle de Processos Industriais; Gestão e Negócios; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; e Recursos Naturais, de onde serão selecionados os eixos e cursos da unidade Goiana. As sugestões de cursos, podem ser enviadas através do formulário: https://forms.gle/MrK7a3EWex5icyQd6 até o dia 04 de dezembro.
"Estamos realizando um sonho de ter em Goiana essa oportunidade de oferecer aos nossos jovens cursos de qualidade em nossa terra. E em breve, muitos goianenses terão a formação necessária para atender as demandas do nosso mercado de trabalho. Esse novo campus é um marco histórico para a educação pública da nossa região", disse o prefeito.
Ainda segundo Eduardo Honório, o terreno já foi desapropriado para a construção do novo campus, e será ao lado da UPA Deputado Osvaldo Rabelo.