Bento Teixeira e Padre Dehon.
Personagens históricos.
Personagens históricos.
O chefe do presídio e o torturador de (Sub)Imersa
Personagens do mal.
Personagens do mal.
Atuar é dar corpo e alma a quaisquer personagens, das mais ilustres às mais asquerosas. E, falando em Pedro Dias, o ator que mais tem espaço neste blog jornalístico, podemos afirmar que ele se entrega de corpo e alma a tudo o que faz, não importa o público, desde grandes palcos artísticos até o teatro de rua, passando por trabalhos corporativos. Nesta foto, de Roberta Meira Lins, a alegria era evidente nos bastidores.
O início de carreira, nos anos 1980, veio de uma admiração. "Eu sempre morei no centro do Recife, e tive muito acesso a eventos culturais, cinema, teatro e nas peças eu me admirava como os atores decoravam os textos. A partir daí, comecei a querer fazer também, participar, aprender, ler e estudar, cada vez mais".
Suas andanças não pararam em Pernambuco. Esteve no Rio de Janeiro, onde atuou na Casa das Artes das Laranjeiras e correu o mundo em países como México e Chile. Também atuou no mercado publicitário, em comerciais do Pernambuco da Sorte e dos Armazéns Narciso. E para este final de ano, tem o filme "A Maldição do Afogado", de Robson Araújo e Neluce Sedícias, além do Papai Noel de Camaragibe, papel que exerce já há alguns anos.
Quando fiz seu perfil pela primeira vez, há seis anos, nos conhecíamos havia poucos meses. Hoje podemos dizer que temos uma grande amizade e uma admiração mútuas, além de parcerias na área de divulgação. Bem humorado, alegre e doce, Pedro coleciona amigos por onde passa - e vários deles fizeram questão de dar depoimentos que vamos mostrar a seguir:
Meus respeitos a Pedro Dias pelo empenho e coragem de fazer da arte sua profissão de fé e de vida. Desde que começamos com ele no Colcha de Retalhos, lá pelos anos 80, temos testemunhado seu crescimento enquanto ser humano e enquanto artista.
Carlos Gomes
Médico, professor da UFPE, ator, diretor e autor.
É com muita alegria que celebro seu aniversário de tempo de trabalho !
Que cresceu “Dias” após “Dias”
Graças a Deus que chegou aos quarenta anos é o que valem 14610 “Dias”…
Sinta orgulho, meu célebre ATOR !
Tenho uma admiração profunda pelo seu desempenho diário, pelo exemplo e pela sua dedicação inspiradora!
O Recife é muito pequeno para tanto talento ! Acreditem! .
Parabéns!!
Abraço fraterno
Alcilene Holanda.
Professora
Pedras na vida de Pedro com tanta luta de sobrevivência e mesmo sem esperança de viver encontrou na cena, sua própria essência de dias, anos e vias nas madrugadas recifenses vazias. E só esse Pedro posso expressar todo o sentimento vivido nessas ruas que outrora tinham vida durante o dia e hoje esquecidas nas pedras da madrugada onde só Pedro caminha.
Ednaldo Araújo
Pedro Dias, um Ator com mais de três décadas militando no teatro, cinema e TV, sua trajetória é marcada por espetáculos de sucesso, onde lê-se espetáculos para crianças e jovens assim como para adultos. O dirigi em pelo menos cinco trabalhos neste estado, um Ator disciplinado, ético e acima de tudo muito apaixonado pelo ofício da interpretação .
Dias é competente no que faz , sempre criando seus personagens através de pesquisas e de laboratório, o que o faz um Ator de talento. Destacamos montagens de sucesso onde o dirigi: As Grávidas de Adriano Marcena, A Grande Estiagem de Isaac Gondim Filho, Os Palhaços da Rua da Alegria de Norberto Cardoso, além de tê-lo no elenco em trabalhos com minha assinatura com linguagem do teatro socioeducativo.
Seguem meus cumprimentos e meu respeito pelos seus quarenta anos de brilho e realizações.
Izaltino Caetano,
Ator, Diretor Teatral, Arte Educador, Educador Social e Psicológico
Amo você incondicionalmente
Naise Pedrosa
Pedras na vida de Pedro com tanta luta de sobrevivência e mesmo sem esperança de viver encontrou na cena, sua própria essência de dias, anos e vias nas madrugadas recifenses vazias. E só esse Pedro posso expressar todo o sentimento vivido nessas ruas que outrora tinham vida durante o dia e hoje esquecidas nas pedras da madrugada onde só Pedro caminha.
Ednaldo Araújo
O que posso falar desse homem com quem convivo há anos? Pedro Dias, ator. Não conheço ninguém mais dedicado ao fazer artístico. Representar é mais que seu ofício, é a sua vida e sua paixão, ainda que o reconhecimento não seja o bastante e merecido. Vejo nele e quem o conhece de verdade sabe que esse ator fez e faz dos palcos a sua morada, e que seu amor pelas artes cênicas vai além de sua vaidade e vai além de seu orgulho e faz dele uma pessoa generosa e capaz de doar-se incansavelmente de coração aberto, está sempre disponível ao chamado, sempre disposto a compartilhar de sonhos e projetos em que lhe cabe representar personagens cômicos ou dramáticos com o mesmo entusiasmo, talento e vocação. Parabéns, Pedro Dias pelo amor e perseverança a essa tão difícil profissão e a sua contribuição ao teatro e ao cinema Pernambucano.
Célia Cardoso
Atriz, produtora e esposa de Pedro Dias
Adriana Alves,
Assistente Social/ONG @projetoproceder
Atualização do Blog: A atriz, produtora e diretora Neluce Sedícias fez uma bela postagem no seu Instagram, o que a gente faz questão de reproduzir: