quarta-feira, 9 de outubro de 2024

PassarinHaras no dia 12 de Outubro


O October Big Day, dia mundial da observação de aves, promovido pelo Cornell Lab of Ornithology, será celebrado no próximo dia 12 de outubro. Em Pernambuco, o principal local onde a data será registrada será no Condomínio Haras de Aldeia com a realização do PassarinHaras – October Big Day, evento que já se formou no calendário de ornitólogos, biólogos e dos amantes da natureza e dos pássaros de todo o estado.

Assim como o Global Big Day, que acontece todo mês de maio, o evento de outubro reunirá observadores de aves do mundo inteiro. Durante 24 horas eles enviarão os dados de seus avistamentos, ajudando os cientistas a compor um panorama das populações de aves de todos os continentes, através do aplicativo gratuito e-Bird, também desenvolvido pelo Cornell Lab.
Em Aldeia, o evento tem o apoio do Fórum Socioambiental de Aldeia e da OAP - Observadores de Aves de Pernambuco. A realização é do Haras de Aldeia e Turma Digital Midia.

Situado na área ainda melhor preservada da APA Aldeia-Beberibe, o condomínio Haras de Aldeia é considerado hoje um “hotspot” (locais que concentram alta biodiversidade, associada a uma grande ocorrência de endemismos (espécies que só ocorrem numa certa região) e sujeitas a grande pressão antrópica (ações do homem: atividades humanas como o desmatamento, as queimadas, a poluição, a caça e a pesca ilegais, o tráfico, etc), contando com mais de 180 espécies de aves já registradas.

O PassarinHaras – October Big Day 2024 contará com o número recorde de 55 observadores que virão da Paraíba, Rio Grande do Norte e de várias cidades daqui de Pernambuco. Esta grande procura pela participação no evento entusiasma suas produtoras, a jornalista Ludmila Portela e a designer Eveline Peres, que veem a atividade crescendo aqui na Região Nordeste a cada edição do encontro de observadores de aves.
Em Pernambuco, a observação de aves vem sendo desenvolvida desde 1986, com a fundação da organização Observadores de Aves de Pernambuco - grupo que apoia o PassarinHaras ao lado do Fórum Socioambiental de Aldeia.

Big Day e E-Bird
O eBird é o maior projeto de ciência cidadã relacionado à biodiversidade do mundo, com mais de 100 milhões de avistamentos de pássaros registrados a cada ano por observadores do mundo inteiro. Essa iniciativa colaborativa reúne centenas de organizações parceiras, milhares de especialistas regionais e centenas de milhares de usuários.

Todo esse conhecimento é utilizado na construção de políticas públicas para garantir a conservação de diversas espécies. A última edição do evento, a décima desde sua criação, foi em 11 de maio e registrou número de participantes e resultados impressionantes, estabelecendo novos padrões de referência para a ciência participativa.

Em todo o mundo, mais de 63.000 observadores de aves enviaram 156.000 listas de observação, contribuindo para a observação de mais de 7.725 espécies de aves. Na liderança, a Colômbia registrou a incrível quantidade de 1.526 espécies, seguida pelo Peru, com 1.428 espécies, e pelo Brasil, com 1.201 espécies. eBirders de 203 países ao redor do mundo participaram, ou seja, nunca houve tantos países observando aves em um único dia!

Observação em Aldeia
Como em todas as suas edições, o PassarinHaras - October Big Day 2024 - começará às 6h do sábado (12/10) e contará com a participação de pessoas de diferentes perfis, de iniciantes a experts. Até para quem nunca passarinhou, esta é a oportunidade perfeita para iniciar.

Após a passarinhada (de aproximadamente 3 horas), haverá um café da manhã/palestra sobre a atividade Observação de Aves e uma “aula” de como usar o aplicativo E-Bird, com o qual o Cornell Labs reúne os dados que serão usados nas suas pesquisas.

Para participar, os equipamentos essenciais são olhos e ouvidos, mas é importante perceber que observar é diferente de simplesmente ver. A utilização de binóculos e/ou câmera fotográfica, no entanto, poderá tornar a experiência ainda melhor.

O smartphone também ajuda na identificação das aves com a utilização de aplicativos gratuitos, que são vários, entre eles o Merlin, disponível para iOS e Android, e o E-Bird.

É importante fazer o download com antecedência, não apenas do aplicativo, mas também do banco de dados específico desejado (do Brasil ou somente do Nordeste).
Global Big Day

Quem não puder participar do PassarinHaras pode fazer parte do Global Big Day em casa. Não importa onde você esteja, junte-se ao evento global virtualmente no dia 14 de maio, ajudando a celebrar o Dia Mundial das Aves Migratórias compartilhando as aves que encontrar com o eBird. O evento vai da meia-noite à meia-noite no seu fuso horário local. Você pode relatar o que encontrar de qualquer lugar do mundo.

Se puder dedicar 5 ou 10 minutos, relate suas observações de pássaros ao eBird online ou no aplicativo eBird Mobile gratuito. Se tiver mais tempo, envie várias listas de verificação de aves ao longo do dia. Você nunca sabe o que pode encontrar. Suas observações ajudam a entender melhor as populações globais de aves por meio de produtos como esses mapas animados de abundância trazidos a você pela eBird Science.

Obtenha uma conta eBird, que é um programa mundial de lista de verificação de pássaros usado por milhões de observadores de pássaros. Ele permite compilar os avistamentos de todos em uma única lista massiva do Grande Dia Global – ao mesmo tempo em que coletamos os dados para ajudar os cientistas a entender melhor as aves. Assine aqui. É 100% grátis do início ao fim.

De acordo com as organizadoras do evento, o conhecimento adquirido e repassado ao banco de dados global irá fundamentar a construção de políticas públicas para garantir a conservação de diversas espécies.

No ano passado, o Global Big Day reuniu mais de 51 mil pessoas em 192 países, que enviaram 134 mil checklists ao e-Bird, estabelecendo quatro novos recordes mundiais para um único dia de observação de pássaros.

Foto: Ludmila Portela