Neste domingo, 20 de outubro, a Orquestra Sinfônica da Bahia retorna à Igreja de São Francisco, no Pelourinho, para apresentar uma nova edição da Série Manuel Inácio da Costa, projeto em que a OSBA percorre igrejas de Salvador. O concerto começa às 17h e a entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço. Sob a regência do maestro convidado Guilherme Mannis, diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Sergipe, a apresentação terá o solo de violino de Francisco Roa, spalla da OSBA (violinista líder da Orquestra e referência dos músicos para o maestro).
O programa destaca duas importantes obras do repertório sinfônico: o “Concerto para Violino em Ré Maior, Op.61”, do compositor alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827), obra considerada pelo maestro Guilherme Mannis como um dos concertos românticos mais densos e emblemáticos, e que contará com o solo de violino de Francisco Roa; além da “Sinfonia Nº 3 em Mi Bemol Maior, Op.97 ‘Renana’”, composta pelo também alemão Robert Schumann (1810-1856) e que, segundo o maestro, é uma das peças mais ideais para a performance orquestral em igrejas.
“O solene quarto movimento desta sinfonia de Schumann foi escrito como uma ilustração musical de uma cerimônia na belíssima catedral gótica da cidade de Colônia, na Alemanha. Teremos aí um belo diálogo entre obras musicais e arquitetônicas de grande imponência e deslumbramento”, revela Mannis.
Com esta união, a OSBA espera proporcionar ao público uma experiência musical única, que une a grandiosidade das obras de Beethoven e Schumann ao ambiente histórico e deslumbrante da Igreja de São Francisco.
*OSBA:* Fundada em 30 de setembro de 1982, a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) integra o corpo artístico do Teatro Castro Alves. Em abril de 2017, seu processo de publicização foi consolidado, passando a ser gerida pela Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA), uma entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS). Em outubro de 2024, esta parceria foi renovada, após novo edital, por mais 24 meses. A OSBA continua sendo um corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura (SecultBA) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).
*SÉRIE MANUEL INÁCIO DA COSTA:* Esta série da OSBA foi batizada com o nome do maior escultor baiano de imagens sacras do século XVIII para representar o principal objetivo da Série, que é percorrer e ocupar as principais igrejas da capital baiana, em especial as construções seculares situadas no Centro Histórico de Salvador. Com esta iniciativa, a OSBA valoriza o diálogo entre a música de concerto e o patrimônio histórico e arquitetônico baiano, proporcionando ao seu público uma experiência de imersão musical única.
*SERVIÇO-*
20/OUT (domingo) – SÉRIE MANUEL INÁCIO DA COSTA
Horário: 17h
Local: Igreja de São Francisco - Pelourinho
Regente: Guilherme Mannis
Solistas: Francisco Roa (violino)
Entrada: gratuita - sujeita à lotação do espaço
Programa:
BEETHOVEN – Concerto para Violino em Ré Maior, Op.61
SCHUMANN – Sinfonia Nº3 em Mi Bemol Maior, Op.97 “Renana”