sábado, 19 de outubro de 2024

No meio do caminho, tinha um professor: quando a relação aluno e mestre faz a diferença


A antiga prática de um professor escrevendo no quadro negro e obrigando os alunos a se esforçarem para tirar boas notas é coisa do passado. Esse modelo muitas vezes criava um muro entre alunos, mesmo os mais dedicados, e o verdadeiro aprendizado. Um bom professor percebe os limites e talentos de cada aluno. Um ótimo professor, no entanto, vai além: pega na mão e guia. Foi exatamente isso que aconteceu com João Pedro Peixoto de Araújo, de 14 anos, aluno do Colégio GGE em Boa Viagem.

João sempre foi um bom aluno, mas, em meio a cálculos e objetos geométricos do sétimo ano, enfrentou dificuldades. Com uma nota cinco, ele acabou ficando em recuperação no meio do ano, o que afetou sua autoestima, já comprometida por sua timidez. No entanto, no caminho, havia uma mãe incansável e um mestre de verdade que o ajudaram a superar esses desafios.

Hugo Rioli, professor de Matemática do Colégio GGE Boa Viagem, acredita que todos podem aprender sua matéria. Para ele, a Matemática é prática e é a base de todas as outras ciências, como ele mesmo ressalta: “É a base da filosofia, lá na Grécia antiga”. Ele se recorda de quando João, um aluno reservado, começou a trazer suas resoluções de problemas para que o professor as revisasse. Embora estivessem erradas, Hugo decidiu resolver as questões na frente de João Pedro e perguntou: “Conseguiu entender? Faça esses outros.” O adolescente fez vários exercícios; alguns ainda estavam errados, mas aos poucos ele foi melhorando, até se tornar um dos melhores da classe. O estudante, que antes se escondia, agora resolvia equações na lousa diante de todos, sem cometer erros.

“Desde o primeiro exercício errado que ele me trouxe, expliquei que isso não importava. Ele passou a trazer cada vez mais exercícios e melhorou. A primeira coisa para superar qualquer matéria é saber que errar é parte do processo. Se o professor passar essa visão ao aluno, sua atitude muda, e ele se esforça mais. É uma questão de técnica de comunicação entre os dois”, afirmou Rioli. “Não podemos deixar que o erro nos paralise.”

O professor então passou a acompanhar menos João Pedro, que começou a voar com suas próprias forças. A recuperação ficou no passado, e na prova seguinte ele tirou quase dez. Contudo, Hugo nunca imaginou que a ajuda que deu a João Pedro o levaria tão longe. O aluno se inscreveu nas Olimpíadas de Matemática, que antes era seu “bicho-papão”. O resultado: este ano, conquistou medalha de ouro tanto na Etapa Regional quanto na Nacional.

João Pedro revelou que o incentivo do professor foi fundamental. “Tive algumas dificuldades na matéria e fiquei inseguro. Ele me mostrou que eu podia errar. Então, comecei a fazer diversos exercícios, até de vestibulares. Mesmo errando, eu entendia as resoluções e não errava mais”, afirmou ele, que pediu para colocar uma lousa em seu quarto para transformar a Matemática em seu hobby principal.

A mãe, Adriana Karla Peixoto de Araújo, orgulhosa, disse que o filho virou um “cientista”. “Ele passa o dia todo fazendo contas. Sempre o ajudei a estudar, mas é muito bom quando esse apoio vem do Colégio também”, comentou. Segundo ela, João Pedro sempre foi “muito inteligente”, mas acredita que a miopia começou a prejudicá-lo. “Ele sentava no fundo da sala. Pedi à coordenação para colocá-lo na frente, próximo aos professores. Isso certamente ajudou”, afirmou ela, que, além de mãe e parceira de estudos do filho, também é sua dupla em disputas de beach tennis.

Para quem teve dificuldades e quer superá-las, João Pedro deu a dica: “A vida é como uma escada. Tem que subir degrau por degrau. E não desistir.” O jovem ainda tem interesse por astronomia e participa de olimpíadas de conhecimento na área.


Sobre o GGE

O GGE possui três unidades no Recife, uma em Aldeia, uma em Caruaru, a nova em Petrolina e uma em João Pessoa, na Paraíba. Com 28 anos de história e mais de seis mil alunos do Ensino Infantil ao Ensino Médio, o Colégio GGE conta com uma metodologia inovadora, incluindo o exclusivo Sistema de Gestão Pedagógica V4, desenvolvido por uma equipe de professores altamente capacitados, que cria projetos e ações específicas para o aprendizado e os valores dos alunos, em parceria com suas famílias.