quarta-feira, 9 de outubro de 2024

Município de Rio Formoso adere ao Movimento Plantar Juntos Manguezal


A Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco (Semas-PE) visitou, na última terça-feira (08), o município de Rio Formoso para assinatura do termo de adesão do Movimento Plantar Juntos Manguezal. A cidade, que também é conhecida como a terra dos manguezais, foi a primeira a aderir ao programa e recebeu um plantio de 136 mudas de Mangue-Vermelho (Rhizophora Mangle) para simbolizar a parceria.

A solenidade de assinatura contou com a presença da prefeita de Rio Formoso, Isabel Hacker; do vereador do município, Agnaldo Rodrigues; do secretário de agricultura e meio ambiente, Robson Lins, e do analista ambiental da secretaria de meio ambiente, Josenildo Alves.

Em sua fala, a prefeita de Rio Formoso, Isabel Hacker, pontuou a importância do Manguezal e do quanto o ecossistema representa para o município de Rio Formoso. "Aqui é conhecido como a terra dos Manguezais e temos uma área grande de mangue na região que precisa ser preservado. Ainda existem pessoas que não conhecem a riqueza que existe dentro do Manguezal e despreza esse bioma".

Representando a Semas-PE, o secretário executivo de Meio Ambiente, Walber Santana, a gerente geral de Causa Animal e de Articulação Municipal, Bárbara Lacerda, e a gerente geral de Áreas Costeiras e Oceânicas, Danise Alves, também estiveram presentes na assinatura do termo.

"Esta é a nossa primeira parceria com município dentro do Plantar Juntos Manguezal. O programa visa a recuperação de áreas degradadas de manguezais, que são classificados como um ecossistema de transição do bioma Mata Atlântica. Quando a gente fala de plantar árvores, a gente está falando de mitigação de efeitos de mudanças climáticas e contenção de erosão. Não é só distribuir mudas, mas efetivamente plantar", ressalta o secretário executivo de Meio Ambiente, Walber Santana.

Logo após a assinatura houve a ação do plantio das mudas no Manguezal. A iniciativa contou com a participação de estudantes da Escola Estadual de Referência em Ensino Médio Joaquim Silvério Pimentel e da Escola Municipal Pedro de Albuquerque, na Zona da Mata pernambucana. Além de representantes do projeto Rio Limpo Mangue Vivo e de pescadores da região.

A professora do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Pedro de Albuquerque, Loide Fortunato, a atividade serviu para sensibilizar os estudantes sobre a importância de preservar o Manguezal para que eles se tornem propagadores da informação.

"É importante sensibilizar esses jovens para o cuidado com o meio ambiente. Porque a gente já vê a degradação através das queimadas, derrubada de árvores, falta de cuidado com os manguezais e a pesca inapropriada. Nós, enquanto escola, professores e alunos, devemos estar na linha de frente e repassar o cuidado com a natureza para as novas gerações", conclui. 

*Plantando vida no Manguezal*

Nascido e criado em Rio Formoso, o pescador José de Assis, de 67 anos, sempre teve um cuidado especial com o Manguezal do município. Por conta própria, ele sempre retirou as mudas que nascem fora da vegetação e replantava dentro do Manguezal.

“O Manguezal representa vida para mim. Desde os oito anos que eu sou pescador e já presenciei muita vida dentro do Mangue. Eu sou apaixonado pelo meio ambiente e tudo que aprendi foi na prática mesmo. O Manguezal precisa ser cuidado e ter mais ações dessas são necessárias”, destacou.