sábado, 19 de outubro de 2024

I.A. impulsiona faturamento das empresas de segurança eletrônica


A área de segurança sempre teve na tecnologia uma forte aliada desde o advento do monitoramento por meio de câmeras algumas décadas atrás. De lá para cá, muita coisa mudou. O uso de inteligência artificial (I.A.) é um bom exemplo. Está presente nas próprias câmeras, controle de acesso e até em sistemas de monitoramento complexos. E foi para apresentar alguns desses casos que a Avantia, empresa do Porto Digital e que atua em todo o Brasil, reuniu, nesta quarta-feira (09), no Recife Expo Center, no Cais de Santa Rita, área central da cidade, centenas de técnicos do setor, tanto da área pública quanto da iniciativa privada.

O segmento vive um momento de grande otimismo. No ano passado, faturou mais de R$ 12 bilhões, crescendo 13,75% em relação a 2022. Os números são do Panorama do Setor de Segurança Eletrônica, divulgado pela Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese). Para 2025, a expectativa é que os resultados se mantenham. 

No evento, batizado de Security Talks, o destaque ficou por conta de um painel apresentado por executivos da empresa de aviação Azul, que elencaram os desafios de mitigar riscos numa operação que conta com mais de 15 mil colaboradores, na qual praticamente um terço deles trabalha remotamente. “A Avantia atuou nesse projeto que envolveu desde sistemas básicos de informação, passando por modelagem de dados e obviamente inteligência artificial”, explica Eduardo Ferreira Lima, diretor comercial da empresa. 

A solução incluiu a análise de mais de 50 mil imagens de treinamento em sua rede neural, que utiliza I.A. para identificar tempos e movimentos reais através de visão computacional. O objetivo foi reduzir ao máximo atrasos em solo, um dos grandes gargalos do setor de aviação. Os resultados foram significativos e o sistema está rodando desde setembro de 2022.

O executivo reforçou que projetos envolvendo I.A. serão cada vez mais frequentes no setor de segurança. “E são soluções que não recaem apenas na questão patrimonial, mas em pontos muito mais complexos, como seu uso numa empresa de aviação”, exemplificou.

Com mais de 25 anos no mercado, a Avantia tem uma carteira de clientes que atende a nomes como Heineken, Gerdau, Azul Linhas Aéreas, White Martins, Banco do Nordeste, Rede Banco 24 Horas, Oi Soluções, Baterias Moura, Hapvida, Ambev, Sul América. Porto de Suape, Chesf e McDonald's, entre outros.