sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Festejos judaicos no Colégio Israelita de Pernambuco


Hoje quando o sol se pôr, se comemora no Yom Kippur, que significa o Dia do Perdão eterno, celebrado uma vez a cada ano. Trata-se de uma das datas mais importantes e sagradas do judaísmo, comemorada no décimo dia a partir do Rosh Hashaná, primeiro dia do Ano Novo no calendário judaico.

 Em 2024 o feriado começa no entardecer de sexta-feira, 11 de outubro, e termina no início da noite de sábado, 12 de outubro. Vale ressaltar que quase todas as datas judaicas são fixas levando-se em conta o calendário judaico, baseado nos ciclos do sol e da lua; mas variam de um ano para o outro no calendário civil, que é somente solar.
Yom Kipur nos convida a uma profunda introspecção. Cada indivíduo deve buscar dentro de si as suas transgressões ao longo do ano passado e fazer um caminho e sincero e prático em busca da teshuvá – arrependimento – e do perdão. São cerca de 25 horas de orações e leituras bíblicas, dedicadas à reflexão sobre ações individuais e coletivas, à reconciliação com seus semelhantes, com a sua consciência e com Deus.