A inteligência artificial é uma poderosa ferramenta contra a desinformação e as teorias da conspiração. O assunto foi discutido ontem (09), no restaurante Frege, durante o Clube da TI com Alcides Pires, CEO da MIDIAVOX e ex-presidente da Sociedade dos Usuários de Tecnologia de Pernambuco (SUCESU PE).
Uma pesquisa publicada na revista Science afirma que a IA é capaz de ajudar a reduzir a crença em teorias conspiratórias, que prejudicam a percepção objetiva dos fatos. Segundo Alcides, o combate a falsos boatos é possível graças ao uso de ferramentas de IA no ato da sua publicação, especialmente para usuários que tenham milhares de seguidores.
“Na conversa com o presidente da SUCESU, Cláudio Alcoforado, além do tratamento diferenciado para contas com grande número de seguidores, também citei momentos sensíveis, como os dias que antecedem eleições, devem compor as regras de regulação, evitando que ações mal intencionadas manipulem a vontade popular”.
Destacou também que qualquer regulação das redes, além do uso da IA para prevenir desinformação, deve preservar os direitos de opinião, as expressões artísticas, as charges, as críticas mesmo que ácidas e os pensamentos dissonantes. “Uma tarefa de difícil equilíbrio que precisará ser enfrentada”, concluiu.
ANIVERSÁRIO - O presidente da SUCESU PE, Cláudio Alcoforado, aproveitou o encontro para festejar os 54 anos de idade da mais antiga entidade de TI do Estado. E convidou os presentes para comemorar a data no Talk & Show. O grande evento que encerra o ciclo de palestras da SUCESU PE será realizado no dia 28 de novembro no Recife Expo Center.
GOV IN PLAY - Na ocasião também houve o lançamento do GOV IN Play com Mônica Bandeira, vice-presidente de Inovação da SUCESU PE, Allan Araújo, presidente da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI PE), Claudemir Pacheco, gerente de relacionamento do Governo Digital (ATI PE), e Moisés Leal, gerente de Projetos da Emprel.
“A SUCESU é uma associação que tem parceria com entidades privadas e públicas, em especial com os órgãos de TI: SERPRO (Governo Federal), ATI (Governo Estadual) e Emprel (Governo Municipal). Decidimos apoiar o Gov In Play, um subconjunto de ideias, cases, discussões de reflexões sobre a inovação no setor público. Cedemos o espaço (no Clube da TI) para a apresentação do evento a fim de convidar as pessoas/empresas a participar e/ou patrocinar”, justifica Mônica.
O Gov in Play, o maior evento de inovação no setor público, acontece nos dias 06 e 07 de novembro. Mais detalhes no site https://govinplay.recife.pe.gov.br/ .