terça-feira, 15 de outubro de 2024

Empreendedora de Pernambuco vence prêmio nacional para pequenos negócios de alimentação


Um dia de celebração, sonhos realizados e transformação. Assim foi a final da 7ª edição do Prêmio Academia Assaí, promovida nesta sexta-feira (4) pelo Instituto Assaí, organização responsável pelo investimento social do Assaí Atacadista.

O evento, realizado na sede do Assaí Atacadista, em São Paulo, foi marcado por histórias inspiradoras. Trinta vencedores regionais de todo o Brasil subiram ao palco para compartilhar suas trajetórias e apresentar a força de seus negócios a uma banca de especialistas.

No total, três microempreendedores(as), incluindo Ângela Patrícia da Silva, de Pernambuco, foram coroados como os grandes destaques nacionais. Angela se destacou na categoria Vendas por Encomenda, como Vendedor(a) Ambulante, o destaque foi Vanessa Mara da Cruz Borges, de Salvador, Bahia, fundadora da marca “Cacau Crioula” e na categoria Vendas Ponto Fixo foi Fabiana de Aquino Magalhães Ramalho, da Zona Norte de São Paulo, que há 8 anos, conta com a loja física "Bolos Artesanais Fabi".

A banca de jurados(as) foi composta por lideranças do Instituto Assaí e de seu Conselho Deliberativo e das organizações Aliança Empreendedora e Preta Hub.

A edição deste ano contou com mais de 11 mil empreendedores(as) inscritos de todas as regiões do país. Entre os finalistas, 83% se autodeclararam pretos ou pardos, e 66% são mulheres pretas, o que reforça o compromisso do Prêmio com a promoção da inclusão e diversidade.

Entre abril e outubro de 2024, o Prêmio distribuiu mais de R$ 1,3 milhão em prêmios. Os(as) 30 vencedores regionais, sendo seis por região e dois por cada categoria, receberam R$ 5 mil em dinheiro, R$ 500 em vale-compras no Assaí, um smartphone, assessoria individual para seus negócios e uma viagem a São Paulo para participar de uma semana de capacitação presencial para a final nacional. Durante a imersão em São Paulo, os(as) empreendedores(as) tiveram experiências transformadoras, atividades de aprendizado e autoconhecimento, incluindo aulas sobre de Gestão Financeira na Bolsa de Valores B3 e, também, de Marketing & Vendas na sede do iFood, além de técnicas de aprimoramento do comportamento empreendedor.

Sobre a vencedora de Pernambuco:
Ângela Patrícia da Silva, de Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, se destacou na categoria Vendas por Encomenda com sua confeitaria artística, especializada em suspiros decorativos. Responsável pela marca ‘Dona Suspiros’, ela cria torres de suspiros recheados e planeja usar o prêmio para expandir seus negócios, enviando seus produtos para outros estados e ministrando cursos presenciais e online. 

"Ganhar este prêmio é a prova de que as dificuldades, esforço e coragem de uma mãe empreendedora valeram a pena e a certeza de que estou no caminho certo. Com este prêmio, vou poder realizar os planos de crescimento do meu negócio, produzir em uma escala maior e transformar a vida da minha família. Representar esse estado que eu amo é uma honra. Mostrar para o Brasil que aqui temos mulheres fortes, corajosas e empreendedoras é uma felicidade indescritível", relata ngela Patrícia.

História de superação e sucesso
A trajetória de Ângela com o ‘Dona Suspiros’ começou há três anos, em um momento de necessidade. "Eu precisava gerar uma renda e cuidar de dois filhos pequenos. Um dia vi no Instagram um curso que ensinava a fazer personagens de suspiro e fiquei encantada. Eu sabia que na minha cidade não havia ninguém que trabalhasse com suspiros daquela forma", relembra. Mesmo sem estrutura, ela acreditou no potencial de seu trabalho e, da cozinha de casa, começou a empreender. Hoje, além de viver da confeitaria, ela é referência para muitas confeiteiras da região.

Outras categorias:
A premiação também destacou vencedores nas categorias de Sustentabilidade, Inovação e Tecnologia. Na categoria Sustentabilidade, Jamile Gonçalves dos Santos, da Cores e Sabores de Jaguaripe, na Bahia, foi reconhecida por seu trabalho junto aos(às) produtores(as) de mariscos locais. Na categoria Inovação, Luís Daniel da Silva, de Fortaleza (CE), destacou-se com sua marca Eiita Dindin Gourmet, que oferece dindins que vão dos clássicos sabores de brigadeiro e coco a uma linha Fit, sem adição de açúcar ou lactose, além de uma linha exclusiva para pets, com ingredientes naturais. Já na categoria Tecnologia, Tailana Fonseca Ordones, da Taila Fonseca Confeitaria, de Manaus (AM), utiliza o Instagram para impulsionar as vendas do seu exclusivo brownie redondo, conquistando o público manauara.
 
Nessas categorias especiais, cada um(a) dos premiados(as) levou para casa R$ 5 mil como reconhecimento por seu destaque. Os prêmios são cumulativos, e pelas etapas anteriores, os 30 vencedores regionais já haviam recebido R$ 5 mil em dinheiro e R$ 500 em vale-compras nas lojas Assaí, além de um smartphone e assessoria individual para impulsionar seus negócios.

Sobre o Instituto Assaí
O Instituto Assaí é a organização social do Assaí Atacadista. Criado em 2022, ele mantém a tradição da Companhia em realizar ações sociais, e tem como propósito promover oportunidades e caminhos de prosperidade para o desenvolvimento de pessoas e de comunidades em todo o país. Isso é realizado por meio de iniciativas em: empreendedorismo, alimentação e esporte. Mais informações: https://institutoassai.org.br.