Os projetos “Mais Sertão Mais Vida”, do Instituto Novo Sertão, voltado para o desenvolvimento socioeconômico sustentável no semiárido nordestino e a “Prevenção e Combate a Incêndios Florestais no Araripe”, da Associação da Brigada de Combate a Incêndios Florestais do Araripe, estão entre as seis propostas selecionadas para serem aceleradas por meio do edital Movimento Sustentável realizado pela Auren Energia. As iniciativas já começaram a ser implementadas na região e fazem parte do Programa de Educação Ambiental da companhia, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e a conservação da biodiversidade nas regiões em que atua.
Com o apoio da empresa, o projeto "Mais Sertão Mais Vida", tem o objetivo de criar uma trilha educacional de empreendedorismo rural no sertão nordestino, focando no cultivo de produtos regionais sustentáveis com a meta de fortalecer a agricultura familiar. Em paralelo, o projeto "Prevenção e Combate a Incêndios Florestais no Araripe" visa prevenir e combater incêndios florestais por meio da capacitação e mobilização da população local, reforçando ações que promovam engajamento entre bombeiros brigadistas e comunidade na preservação da caatinga.
“Buscamos fortalecer e acelerar o crescimento de organizações sociais, que são fundamentais para a promoção das mudanças positivas que acreditamos serem necessárias para a conservação da nossa biodiversidade e, consequentemente, para a construção de um legado sustentável junto às comunidades. Esse é um trabalho que precisa ser feito de forma conjunta e que, invariavelmente, passa pela conscientização dos jovens para que eles também nos ajudem nesta jornada por um mundo sustentável e menos desigual”, destaca Raquel Leite, gerente de Desenvolvimento Social e Planejamento da empresa.
O edital Movimento Sustentável foi aberto no final do primeiro semestre. Ao todo, foram inscritos 42 projetos de todo o Brasil. Após as inscrições, as propostas passaram por avaliação de caráter eliminatório, levando em consideração os critérios de sustentabilidade, replicabilidade, diversidade, conhecimento e aderência ao território, solidez da proponente e impacto potencial.
Além do Instituto Novo Sertão, foram selecionadas propostas de instituições situadas em outros territórios da empresa, voltadas para temas como coleta seletiva e reciclagem, monitoramento da fauna, prevenção e combate a incêndios, educação ambiental e alimentação saudável.
Formação
Após a seleção, as seis organizações irão passar pelo programa de aceleração, com acesso a conteúdos formativos de gestão organizacional e gestão de projetos socioambientais e mentoria com colaboradores(as) da empresa. Durante esta etapa, que prevê o desenvolvimento do plano de ação de cada um dos projetos, as três entidades e instituições que se destacarem receberão um recurso semente no valor de R$ 50 mil cada para que as iniciativas sejam implantadas. O valor será aplicado em 2025.
“Estamos com as melhores expectativas em torno dessas propostas. Além de atender desafios socioambientais locais por meio da melhoria da qualidade de ensino, contribuição para o consumo e produção sustentáveis e para o combate às mudanças climáticas, as iniciativas dialogam com problemas globais propondo soluções alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU”, completa Raquel Leite.
Finalistas
Os outros finalistas do edital, são:
Instituto H & H Fauser para o Desenvolvimento Sustentável e a Cultura: visa fortalecer a alimentação saudável com a inclusão de frutas nativas na merenda escolar, na educação infantil de Paraibuna. A proposta prevê a capacitação de cozinheiras e conscientização da comunidade sobre o consumo sustentável de produtores locais.
Marcelo Vieira dos Santos Serviços ME (GreenBug): Oferecer uma solução de monitoramento da biodiversidade em tempo real para áreas remotas. Com apoio de tecnologia e dispositivos integrados à internet e IA (Inteligência Artificial), pretende detectar sons de motosserras ou tiros, permitindo ações preventivas contra desmatamento e degradação e caça ilegal de animais silvestres.
ONG Rio Paraná: O projeto Líderes do Rio Paraná prevê conscientizar e capacitar jovens dos 12 municípios presentes na área de influência da UHE Engenheiro Sérgio Motta (Porto Primavera) para se tornarem líderes ambientais e colaborarem para a conservação da biodiversidade.
Associação de Catadores Unidos pela Reciclagem de Jaíba (ASCAJAI): projeto ECOFERAS SOL, envolvendo estudantes do 6º ao 9º ano em Jaíba para promover a coleta seletiva e a reciclagem de resíduos sólidos.
Sobre a Auren Energia
A Auren Energia é uma das maiores plataformas de geração e comercialização de energia renovável do Brasil, com capacidade instalada de 3,0 GW. A companhia opera com uma matriz limpa e diversificada em ativos localizados no Sudeste e Nordeste.
A Auren encontra em suas relações a energia e motivação que precisa para encarar os desafios diários do setor.
Para conhecer mais sobre companhia, acesse: www.aurenenergia.com.br RI: ri.aurenenergia.com.br