domingo, 13 de outubro de 2024

Cremepe retira interdição dos serviços eletivos do Hospital Barão de Lucena (HBL)


O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) informa que, após Sessão Plenária Extraordinária realizada na noite de 9 de outubro de 2024, decidiu retirar a interdição ética parcial do Hospital Barão de Lucena (HBL).

Em 18 de janeiro de 2024, o Cremepe comunicou a interdição ética parcial da unidade, motivada por sérios problemas de desabastecimento de insumos, exames, equipamentos e medicamentos básicos, que comprometiam a segurança dos pacientes e o exercício ético da medicina. Naquela ocasião, a medida recebeu amplo apoio da comunidade médica e da população.

Durante o ano, o Cremepe realizou diversas fiscalizações no hospital, negando pedidos de desinterdição apresentados pela gestão, que passou por três mudanças de comando nesse período crítico. Em 9 de outubro de 2024, uma nova visita à unidade foi realizada, acompanhada pela nova direção do HBL. Observou-se a recuperação do fluxo de abastecimento de insumos e medicamentos, além de depoimentos do corpo clínico constatando as melhorias que asseguram condições adequadas para uma assistência segura.

O Novo Cremepe espera que os procedimentos eletivos do HBL voltem a operar regularmente. No entanto, reafirma seu compromisso de monitoramento contínuo, visitando a unidade sempre que necessário, para garantir a segurança dos usuários e o exercício digno e ético da medicina.