O mercado de acreditação em instituições de saúde em Pernambuco, especialmente em cidades como Recife, Petrolina e Caruaru, tem registrado um crescimento expressivo nos últimos anos. Atualmente, 16 instituições de saúde no estado possuem a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), a principal entidade de acreditação hospitalar no Brasil.
Recentemente, a Neogastro Clínica, uma instituição com 35 anos de atuação no Recife, conquistou o selo de acreditação, demonstrando sua preocupação com a segurança do paciente.
"A obtenção da acreditação é um processo desafiador que exige comprometimento, disciplina e uma mudança cultural profunda dentro da organização. Além de oferecer maior segurança nos exames e diagnósticos, garantindo mais precisão e confiança para pacientes e profissionais de saúde, o processo também contribui para minimizar riscos e reduzir falhas operacionais", destaca Gilvane Lolato, gerente de Operações da ONA.
Esse impacto positivo vai além dos aspectos operacionais e reflete diretamente na gestão da qualidade. Para a fundadora e CEO do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), Mara Machado, o efeito da acreditação pode ser dividido em três categorias: qualidade da gestão, participação dos funcionários e qualidade dos resultados. Contudo, o mais significativo está na gestão, que passa por um processo contínuo de evolução à medida que as mudanças se integram nas rotinas diárias da organização.
Segundo a diretora Técnica e gastroenterologista da Neogastro, Daniela Ferreira, a busca pela acreditação foi um passo fundamental para garantir a segurança e a qualidade para os pacientes e profissionais da clínica. “Seguir os protocolos da ONA permite reduzir ao máximo as falhas durante o atendimento, promovendo uma experiência mais segura e eficiente para o paciente. O esforço dedicado para obter essa certificação reforça nosso compromisso com a excelência, e certamente resultará em maior confiança, conforto e segurança para todos os envolvidos, desde a equipe interna até os pacientes atendido”, ressalta.
Algumas instituições acreditadas no estado do Pernambuco: Serviços de Referencia Nacional em Filarioses, Hospital dos Olhos Santa Luzia, Fundação Altino Ventura, Hospital São Marcos, Hospital Unimed Caruaru e Unimed Caruaru – Oncologia.
Cenário da acreditação no Brasil – Atualmente, das mais de 380 mil organizações de saúde no país, conforme Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), 1.712 são acreditadas por metodologias nacionais ou internacionais. A ONA detém 72,1% do mercado de acreditação, totalizando mais de 1.400 certificados, dos quais 424 são hospitais. Ao todo, 1.359 organizações são acreditadas pela ONA, sendo 68,4% de gestão privada, 22,2% de gestão publica, 8,3% da gestão filantrópica e 0,1% de gestão militar.
NeoGastro - Fundada em 1989 pelo Dr. Horácio Ferreira, a clínica nasceu com a missão de diagnosticar e tratar doenças do aparelho digestivo, sendo pioneira em Recife no uso de vídeoendoscópios. Com sua matriz situada no bairro da Jaqueira; Em 2007, a Neogastro expandiu suas operações com a abertura de uma filial no bairro de Boa Viagem, localizado no térreo do Hospital Alfa, onde funcionou até 2012. Para continuar oferendo um atendimento de excelência, a unidade foi transferida para o Boa Viagem Medical Center, garantindo total autonomia. Hoje, além do Dr. Horácio Ferreira, as clínicas são administradas pelos seus filhos Dr. Flávio Ferreira e Dra. Daniela Ferreira. Esse processo de crescimento e a busca por inovação também foram fatores-chave para a clinica obter a Acreditação, assegurando que a qualidade no atendimento continuasse sendo prioridade.
ONA - A Organização Nacional de Acreditação (ONA) certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, tendo como foco principal a segurança do paciente. Sua metodologia de avaliação atende a padrões internacionais de qualidade e segurança. O Manual de Acreditação ONA é reconhecido pela ISQua (Sociedade Internacional pela Qualidade no Cuidado à Saúde, na sigla em inglês), instituição parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS) e que tem entre seus membros especialistas e organizações de saúde de mais de 100 países. www.ona.org.br